A DISTÂNCIA AUMENTA A FAMA – por António Mão de Ferro

Imagem1

Há quem diga que a dissimulação e a fantasia alcançam mais longe do que a vista. Talvez seja por isso que a presença diminui a fama e a distância a aumenta. A pessoa muito longe pode ser considerada um leão e perto pode não passar de um ratito perdido na montanha.

Lembrei-me desta introdução depois de decidir escrever novamente sobre o que terá dito Sun Tzu. Os que têm a paciência de ler o que escrevo repararam certamente que os dois últimos artigos publicados nesta “Viagem dos Argonautas” eram sobre esse indivíduo que dizem ter vivido por volta do sec IV a.C. Será que na altura alguém lhe terá dado importância? Ou terá passado despercebido como tantos heróis que morrem na miséria? Muito dificilmente alguém conseguirá responder uma vez que ninguém sabe ao certo a época em que ele viveu e, pasme-se, até há quem duvide que ele tenha existido! Como é que será possível alguém dizer que ele foi considerado ou não um herói?

Uma coisa, porém, é certa há dezenas de obras publicadas com os princípios que dizem ter sido ditos por ele e uma quantidade enorme de obras a comentar esses princípios. Os que duvidam da existência dele, ou os que, acreditando que ele existiu, querem saber a época exata em que ele viveu, continuam a pesquisar. Oxalá não cheguem “ao só sei que nada sei” do outro Sócrates, o Grego, a quem também não se atribui uma existência pacífica.

O interesse por Sun Tzu tem alguma razão de ser e algumas das suas teorias, adaptadas aos dias de hoje, podem ser consideradas interessantes, senão vejamos:

“Quando uma empresa produz produtos semelhantes aos de um ou mais concorrentes, mas nenhum lidera, o mercado torna-se acessível, ocorrendo um equilíbrio competitivo e estável.

Como nas táticas de guerra, a empresa que primeiro conquistar consumidores poderá ocupar um patamar superior.

Um mercado que tanto o inimigo como o concorrente conquistam com facilidade é acessível.

Um mercado que é conquistado facilmente mas de onde é difícil sair, chama-se enredado.

Se o inimigo estiver preparado, for atacado mas não vencido, a retirada é difícil e a situação desvantajosa para o atacante”

E fiquemo-nos por aqui.

A todos os Argonautas, uma boa Páscoa, com mutas amêndoas e folares. Eu prefiro os feitos em forno de lenha!

Leave a Reply