COMUNICADO DA ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL, APELANDO À PARTICIPAÇÃO CÍVICA NO ACTO ELEITORAL DE DIA 4 DE OUTUBRO

Desde o dia 25 de Abril de 1975, data das primeiras eleições verdadeiramente livres e universais, o povo português tem vindo a exercer o seu direito e dever de voto.

images

Foram já muitos os actos eleitorais, em que, através do voto, os portugueses têm decidido sobre em quem preferem delegar para os representar e dirigir.

Lamentavelmente, mercê fundamentalmente da má governação dos representantes, que têm frustrado as expectativas e esperanças de quem neles tem apostado, – em palavras são pródigos em fazer promessas, mas, depois de eleitos, rapidamente se esquecem delas- o número dos eleitores que optam por não exercer o direito de voto tem vindo a aumentar drasticamente.

Como resultado, temos sido dirigidos por dirigentes eleitos por pequenas percentagens, desde o actual Presidente da República, eleito por 23% dos eleitores, ao actual governo suportado por 22% dos eleitores ou ainda aos deputados europeus, onde o partido mais votado (PS) não atingiu os 11% dos eleitores.

E, se as últimas eleições para o Parlamento Europeu já não deviam ter sido validadas, face a uma votação de apenas 33,8% dos eleitores, como reagir à hipótese de nas próximas eleições legislativas se verificar uma abstenção superior a 50% dos eleitores?

Desde já afirmamos não colher a justificação da não actualização dos cadernos eleitorais, pois esta é uma responsabilidade única dos governantes.

A democracia e as instituições estão desacreditadas mas temos de ser nós cidadãos, através da nossa acção, a recuperar o seu prestígio.

Não deixem que os outros decidam por vos! Não desbaratem o vosso direito de cidadania! Exerçam o vosso dever de cidadania!

No próximo dia 4 de Outubro votem nas eleições legislativas!

Lisboa, 1 de Outubro de 2015

O Presidente da Direcção

Vasco Correia Lourenço

Leave a Reply