SINAIS DE FOGO – EMPLASTRO EXCELENTÍSSIMO – por Soares Novais

sinais de fogo

emplastro

 

Agora, com o auto denominado big MAC cada vez mais remetido a um prudente silêncio, cabe a um fugaz ex-secretário de Estado a missão de descarregar a bílis da laranjada nortenha nas redes sociais.

O homem, que tem um visceral conflito com a nossa Língua, como fica expresso com as três citações que abaixo transcrevo, pretende ser engraçado e irónico. Mas falha redondamente. Ao pé dele, o mais famoso contador de anedotas rascas de Rio Tinto é estrela de cartaz no mais renomado clube nocturno do país – o lisboeta Elefante Branco.

Eis as piadolas do dito:

“Parece que o Governo do Dr. António Costa teve que pedir reforços ao Porto para desbloquear a reunião com os estivadores de Lisboa…”

“Bloco de Esquerda apresenta projecto de lei para permitir mudança de sexo aos 16 anos’

Onde vamos parar, Portugal?”

“Peca por tardia a divulgação !!!!! Os ‘jornaleiros’, onde está a sua independência ????”

Explique-se:

A primeira é ilustrada com uma imagem televisiva, captada à porta do ministério titulado por Ana Paula Vitorino. Atrás da repórter surge o famoso “Emplastro” do Porto. A ministra negociava com patrões e trabalhadores o fim do conflito no Porto de Lisboa o que, soube-se por volta da meia-noite de sexta-feira, foi conseguido. O ex-secretário de Estado do fugaz ex-ministro Calvão da Silva, perante tão importante reunião não conseguiu melhor do que um dixote de mau gosto e de gozar com o adepto portista cujo único defeito, que se saiba, é ser doente e ter uma inexplicável atracção por câmaras de televisão. Tal qual o emplastro em causa, que não pode ver uma luzinha que logo arreganha a taxa;

A segunda também não se percebe. Afinal, o que é  que  o incomoda:

– O direito a mudar de sexo?

– Ou ser possível fazê-lo a partir dos 16 anos?

Uma coisa é certa: trata-se de uma “boca” estúpida, reaccionária, machista, de um profissional da política que, pasme-se, foi nomeado secretário de Estado da Administração Interna. Felizmente por escassa vintena de dias.

Quanto à terceira, e a propósito da divulgação do nome dos políticos alegadamente implicados nos “Papeis do Panamá”, o fugaz ex-secretário de Estado coloca em causa a independência daqueles que classifica como “jornaleiros”.

Seguramente,  este emplastro excelentíssimo está a referir-se às meninas e aos meninos que assessoraram a Comunicação da sua muita amada coligação de Direita liderada pelo seu muito amado e exemplar amigo Coelho.

A tempo: a propósito do personagem em causa, o seu companheiro de partido, Paulo Vieira da Silva, escreveu na sua página no Facebook:

No plano dos “ interesses “ a Distrital serve, entre outras coisas, para arregimentar avenças nas áreas financeiras, contabilísticas e jurídicas para os “ SHM “. Aliás, prova disso mesmo é o facto de Virgílio Macedo e a sua empresa ter possuído e continuar a possuir diversas avenças milionárias como Revisor Oficial de Contas em diversas autarquias e empresas municipais no Distrito e no País.”

“… Neste sentido entendo que seja completamente inaceitável nomear para qualquer cargo público Virgílio Macedo. Creio que ainda seja possível que o Presidente da República, Cavaco Silva, não permita que Virgílio Macedo tome posse amanhã na cerimónia que está agendada para as 12h00.

Eu que conheço Virgílio Macedo não lhe reconheço sequer capacidade política para ser presidente de uma junta de freguesia. Espero que esta decisão seja reversível porque se não o for lamento dizer mas estamos no “ grau zero “ da política.”

Leave a Reply