SETE NUVENS NEGRAS SOBRE O MUNDO, SOBRE A EUROPA NESTE FIM DE VERÃO, NESTE PRINCÍPIO DE OUTONO DE 2012.

Selecção, tradução e introdução por Júlio Marques Mota

(continuação)

Sexta nuvem

(6) O novo elemento que perturba a economia global – parte I

Para que esta parte do presente trabalho seja bem compreensível por quem anda fora dos meandros dos mercados cambiais  três  notas a explicar o sistema cambial chinês, a utilização do RMB  e a  evolução do IDE da China pelo mundo.

6.1 Um país,  a China, duas moedas, o renmimbi (RMB) e o yuan (CNY), entre o CNY e o CNH

O renminbi (RMB) versus  o yuan chinês onshore (segundo os códigos internacionais, CNY): o RMB foi introduzido em 1949 e é o nome oficial da moeda chinesa, que se traduz literalmente como a moeda do povo. O yuan (também conhecido como kwai) é o nome que comummente  designa  a moeda chinesa como unidade de conta. Nesta condição , num  quadro  oficial (o do Banco central da China, PBoC),  faz-se  menção da RMB, enquanto  que num contexto  menos formal (o dos mercados), o uso do yuan termo será preferido.

O CNY  é a moeda chinesa usada apenas na China e supervisionada pelo PBoC. Se a sua conversibilidade  é total para as operações diárias da balança de pagamentos (liquidação de transacções comerciais) desde 1997, ela é mais limitada  para as operações da conta de capital.  O investimento estrangeiro directo (IED) continua  sujeito  à autorização e as operações transfronteiriças de carteira são disponíveis  aos Investidores Institucionais Estrangeiros Qualificados (IIEQ) e  aos Investidores Institucionais Domésticos Qualificados (IIDQ). Para além das medidas de controles de capital, o CNY está sujeito  a restrições  em matéria cambial e de taxas de  juros sobre os depósitos/créditos.  O mercado do CNY  é pois  determinado principalmente pelos  fluxos comerciais e pela oferta/procura onshore, ou seja interna.

O yuan chinês offshore (segundo os códigos internacionais, CNH)): esta é a moeda chinesa, lançada em Julho de 2010 pela  autoridade monetária de Hong Kong (HKMA) de acordo com o PBoC para tornar o CNY oficialmente disponível em Hong Kong.  A oferta CNH é totalmente determinada pelos (i) os canais pelos quais o CNY flui da China para Hong Kong e é então convertido em CNH pelo   banco de compensação designado  em Hong Kong  junto da sucursal do  PBoC em Shenzhen, ou seja, pelo  banco da China (Hong Kong) (aqui referido  como BOC (HK)) e (ii) pelo acordo bilateral de troca de divisas  com o RMB  entre a HKMA e o PBoC. Na verdade, o PBoC garante as condições de  liquidez de maneira distinta sobre os mercados onshore e offshore. A quantidade de CNY disponível em Hong Kong é regulada estritamente uma vez que  o BOC (HK) deve respeitar uma quota de conversão  8 mil milhões de  CNY por ano. Os limites desta  regulamentação  foram introduzidos em Outubro de 2010, quando o BOC  (HK) atingiu a sua quota  devido a alta  procura de  CNH pelos bancos, o que forçou a HKMA a  activar o acordo de troca de  divisas  estrangeiras  com o RMB com o PBoC. Como resultado, as regras foram   endurecidas  em 2011, com quotas trimestrais de  4 mil milhões de  CNY quotas estas passíveis de serem revistas  e os bancos não podem a partir de então  dirigir-se ao  BOC (HK) a não ser que estes bancos tenham posições líquidas  curtas ou longas  sobre o CNY e se eles têm que  regular as transacções comerciais  no espaço de  três meses.

Como as  condições de oferta e de procura  são diferentes entre os mercado sobre o CNH e o mercado sobre o CNY, existe inevitavelmente uma diferença entre as duas taxas de câmbio e as duas taxas interbancárias. No entanto, estes dois mercados estão estreitamente correlacionados. Uma taxa de câmbio CNH que se negoceia a uma cotação abaixo da taxa  CNY traduz  um agravamento das condições de liquidez e das expectativas de valorização (como foi observado em Outubro de 2010). Por outro lado, uma taxa CNH superior à taxa do  CNY traduz-se numa maior facilidade nas  condições de liquidez e das expectativas de depreciação  (como se observa a partir de meados de Setembro de 2011). O mercado interbancário do CNH não é um verdadeiro mercado interbancário, na medida em que  a liquidez permanece concentrada nos bancos  com ricos em  depósito  que  oferecem taxas de remuneração a variarem  entre  0,4 a 0,9%. Em vez disso, pode-se considerar  como  um mercado unilateral uma vez que os investidores têm posições longas em CNH em função das oportunidades de investimento limitadas  em CNH.  As taxas interbancárias offshore do  CNH são geralmente mais baixas do que as taxas CNY onshore.

(continua)

Leave a Reply