Retratos, imagens, síntese dos efeitos da crise da zona euro sobre cada país

Grécia: Um mergulho no coração do partido Aurora Dourada 

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

Recebido a 27 de Outubro de  2012

Enviado por : Manifeste pour un Débat sur le libre échange, por Forum Démocratique, França.

Uma manifestação da Aurora Dourada em Corinto em Agosto. Foto de Stefania Mizara para  Elisa Perrigueur, em Atenas.
Creditado agora pelas sondagens com  14% dos votos, o partido grego  da extrema-direita  Aurora Dourada está a ganhar adesões com a crise económica e política do país. Uma reportagem sobre o que quer na verdade o partido  Aurora Dourada.

Teve 14% dos votos. Na sexta feira última uma nova sondagem publicada por Athens News revelou a progressão do partido Aurora Dourada, um partido  de extrema-direita. Este partido ultra-nacionalista coloca-se agora em terceiro lugar atrás da Nova Democracia (direita conservadora) e de Syriza (coligação de esquerda radical). Marlene Katsinopoulou  da Aurora Dourada reage. “Sabemos que as sondagens deram  sempre resultados enganadores  nas últimas eleições  (17 de Junho, Nota de edição), pois obtivémos    7%  dos votos, enquanto que as sondagens nos davam  então apenas 4%!”, martela esta  jovem loira de 27 anos. “Hoje estamos em 15 ou  mesmo em 17% das intenções de voto.

Nacionalistas exacerbados

Em  Maio último, um vídeo do líder do partido de Nikos Mihaloliakos gerou um escândalo. Interrogado sobre uma cadeia de televisão grega este nega a existência das câmaras de gás. A Aurora Dourada no entanto recusa o rótulo de grupo ou partido neo-nazi e recusa aceitar qualquer semelhança entre o seu emblema e a cruz suástica de Hitler. Stathis Boucouras, membro do Parlamento por Corinto, exclui qualquer aproximação entre os dois símbolos: “nós não temos nenhuma ligação com a extrema-direita, nós somos nacionalistas e que significa amar a sua terra natal e estar pronto para morrer por ela.».

Humilhação Europeia

Na sua sede do Partido em Atenas, as referências ao passado e à glória da nação grega são aliás bem numerosas. Antigas bandeiras, ilustrações do património histórico, livros sobre a Grécia antiga que se espalham nas prateleiras… E na opinião de Aristos Doxiadis, investigador grego, «a Aurora Dourada defende a ideologia que os gregos são pessoas especiais, únicas, com uma língua única, com raízes na antiguidade e referências antigas. “É uma caricatura da história”. O investigador  acrescenta que “os media apresentam  uma imagem humilhante dos gregos a partir de 2010, o que tocou e sensibilizou o orgulho nacional” e favoreceu  a ascensão do partido ultra-nacionalista. Esta humilhação a nível europeu, conduziu à situação de uma cólera grega  e a uma sensação de ambiente de conspiração. Como resultado  deste clima, os imigrantes, numerosos na Grécia  (perto de 1 milhão), são os principais alvos do partido, frequentemente suspeito e acusado de violência contra os imigrantes. “Estas são as pessoas…”. “São pessoas   externas à Aurora Dourada “, afirma  e assegura  Marlene Katsinopoulou. Num  vídeo recente difundido pela Internet podem-se  ver várias pessoas do partido  Aurora Dourada destruir violentamente vários stands de migrantes. Marlène Katsinopoulou legitima este facto: “nós tinha chamado a polícia várias vezes, mas ela nunca  veio. Se a polícia diz  não, qual é então o nosso papel? ” É o de proteger o  nosso povo…”. Ao evocar-se-lhe  a  imagem de um partido que é agressivo ou assustador, Marlène Katsipoulou responde: « aqueles que pensam nisso não leram o nosso programa!”

Uma reacção à paralisia governamental.

Plongée au coeur de l’Aube Dorée en Grèce, La Tribune,

Disponível no site :

http://www.latribune.fr/actualites/economie/20121025trib000727141/plongee-au-coeur-de-l-aube-doree-en-grece.html

Leave a Reply