Pentacórdio para Quinta 22 de Novembro

por Rui Oliveira

 

 

   Na Quinta-feira 22 de Novembro não são muitas as actividades de inegável impacto cultural. De entre elas destacaríamos a iniciativa do Goethe-Institut, o Instituto alemão de Portugal, que, como informámos há dias, integrou nas comemorações do seu 50º aniversário, uma homenagem à Filarmónica de Berlim que neste momento está entre nós.

   A sessão deste dia sob o título “Uma República Orquestral | O Som de uma Academia de Excelência” inclui uma mesa Redonda e um concerto comentado (ambos de entrada livre) que exige um enquadramento histórico. Ele será debatido nesse encontro às 18h no Auditório do Goethe-Institut entre o director da Fundação Filarmónica de Berlim, Martin Hoffmann, Stefan Dohr, músico (trompa) e membro da direcção da Orquestra, e Stanley Dodds, director de comunicação da Orquestra que conversarão com o público português sobre a história da Orquestra, desde a revolta dos músicos em 1882 que levou à sua criação, até aos dias de hoje, em que é a própria “república orquestral” quem elege o seu maestro principal, como Hans von Bülow, Arthur Nikisch, Wilhelm Furtwängler, Sergiu Celibidache, Herbert von Karajan, Claudio Abbado, e Sir Simon Rattle.

   Também será referida a importância da Academia da Orquestra, iniciada por Herbert von Karajan (foto), e tornada possível através de patrocinadores privados, onde os jovens músicos excepcionalmente talentosos são preparados para os altos padrões dos “Berliner” e outras excelentes orquestras internacionais.

   Daí o concerto comentado O Som de uma Academia de Excelência que se segue às 20h , cujo programa interpretado pelo Trio d’Anches der Orchester-Akademie der Berliner Philharmoniker (composto por Rafael Munoz Contel, oboé, Gertraud Frank, clarinete e Sophie Dartigalongue, fagote) inclui de :

       Alexandre Tansman:  Suite pour Trio d’Anches  

       Carl Philipp Emanuel Bach:  Sonata para Oboé Solo

       Jean Françaix:  Divertissement pour Trio d’anches

       Erwin Schulhoff:  Dada Prolog e Melancolia, de “Baßnachtigall”, Três peças para Contrafagote Solo, op. 38

       Jacques Ibert:  Cinq Pièces en Trio

       Igor Stravinsky:  3 Pieces for Clarinet Solo

       Heitor Villa-Lobos:  Trio d’Anches

 

   Embora não seja o mesmo instrumentista, ouçamos a segunda peça do concerto Sonata für Oboe solo Wq 132 de C.P.E. Bach num registo integral por François Leleux :

 

 

 

 

   Num campo musical bem diverso, o Hot Club de Portugal dá palco nesta Quinta-feira 22 de Novembro, às 23h (e também na Sexta 23 e Sábado 24), à cantora Joana Espadinha que apresenta o projecto “Avesso”. Acompanham-na Júlio Resende no piano, João Firmino  na guitarra, Francisco Brito no contrabaixo e Luís Candeias na  bateria.

   Diz a própria «O Avesso é o interior de nós mesmos, com o qual nos confrontamos inevitavelmente. Um olhar sobre o Avesso é sempre uma descoberta, por vezes até ingénua, da poesia que temos em nós”. Nas  composições de Joana, nascidas desta poesia, descobrem-se  influências tão diversas como Sophia de Mello Breyner, Sérgio Godinho, Chico Buarque, Radiohead, entre outros.

   Com outro apoio instrumental, ei-la na canção “Time Frame” em 2010 :

 

 

 

 

   Entretanto no Ondajazz, às 22h30 desta Quinta 22 de Novembro como em todas as Quintas  Susana Travassos convida músicos amigos que, em Novembro, serão africanos.

   Assim nesta noite ouvir-se-ão “Danae e os Novos Crioulos”, agrupamento formado pela cantora Danae, nascida em Havana (Cuba) mas crescida em Cabo Verde, que, após o seu disco a solo “Condição de Louco” (2005), reune agora músicos de diferentes percursos artísticos e heranças individuais que partilham a língua franca da música.

   É desse trabalho conjunto o registo deste tema Geada gravado em 2010 em Sines no Festival Músicas do Mundo :

 

 

 

   Num polo musical ainda mais distante, há nesta Quinta 22 de Novembro, às 22h, outro concerto anunciado “com calor” pela Galeria Zé dos Bois (ZDB), o de Meghan Remy (nome real por detrás de U.S. Girls, mais conhecido) que – segundo a ZDB – “… mantendo uma aura de mistério e sensualidade, tem descortinado novos caminhos em direcção ao universo da canção – quer através de versões de gente tão díspar como Brock Robinson ou Aaliyah, como por inspirados originais – ‘Island Song’ ou  ’If These Trees Could Talk’ (cujo vídeo foi gravado no espaço da ZDB). O seu novíssimo álbum ‘Gem’ (Fat Cat) confere mais veludo à roupagem que tem adornado a música de U.S. Girls … e traz consigo uma banda que a acompanhará ao vivo (Louis Percival  bateria, Tim Westberg  baixo & voz e Carl Didur  teclados), além de Slim Twig (guitarra & voz) enquanto produtor de estúdio e companheiro de palco”.

   Reproduzimos o celebrado tema The Island Song do álbum “U.S. Girls on Kraak” (2011) :

 

 

 

   Quanto a teatro, exibe-se de novo no Teatro Turim (Estra de Benfica, nº 723 A) desta Quinta 22 de Novembro a Sábado 24, às 21h30, a peça “Marias ao Poder”, um texto adaptado de Aristófanes por Rui Luís Brás num espectáculo bem-humorado sobre a emancipação feminina que parte de “Lisístrata” e de “Mulheres na Assembleia” para retratar a mulher na sociedade.

   Assistimos ali à emancipação feminina através de uma peculiar tomada de posição: Maria lidera um grupo de mulheres de diferentes sectores, propondo uma greve de sexo até que os homens optem pela paz.

   Representam os actores Andreia Esteves, Ana Luísa Luz, Lia Colorado, Teresa Franco, Cristina Lopes, Flávia Filipe, Joaquim Frazão, Diogo Machado, João Ferreira, Nuno Miranda, Verónio Gomes, Emanuel Almeirante, Rita Variz e Marta Paulino.

 

 

 

   Ainda no sector teatro e lembrando espectáculos cujo termo se avizinha (o que faremos regularmente, em regra à Terça) o Chapitô exibe a peça O Ciclista, uma produção do Teatro da Terra, com encenação de Maria João Luís – que interpreta a personagem o Ciclista – a partir de textos de Karl Valentin, um dos maiores autores cómicos de sempre, na Tenda do Chapitô às 22h, até Domingo 25 de Novembro.

   Da sua vasta obra foram seleccionados os seguintes textos de Karl Valentin:  O Projector Avariado; Não; A Carta de Amor; A Loja dos Artigos Fotográficos; O Aquário; No Chapeleiro; Na Farmácia; Uma Mulher que não sabe o que quer; O Ciclista; A Ida ao Teatro; A Liga das Amigas dos Gatos. A encenação encadeia esta sucessão de sketchs com uma linha harmonizadora de pessoas a circular em pasteleiras e bicicletas da primeira metade do século XX, criando uma dinâmica fluente, onde cada cena se poderia passar em uma qualquer rua de uma qualquer cidade ou aldeia, de um qualquer país. A linha cronológica das cenas é também arbitrária possibilitando uma identificação imediata do espectador com as personagens.

 

 

 

   Prossegue nesta Quinta-feira 22 de Novembro no Cinema São Jorge (e até Domingo 25) o segundo dia do CineFiesta,  uma iniciativa do Instituto de Cinematografia y de las Artes Audiovisuales (ICAA) de Espanha, onde poderão ser vistos às 19h, o filme romantico/dramático “Tengo Ganas de Ti” (Espanha, 2012) de Fernando González Molina com Mario Casas, Clara Lago e Maria Valverde e às 22h o thriller policial “Grupo 7” (Espanha, 2012) de Alberto Rodriguez  com Antonio de la Torre e Mario Casas.

   O pormenor da programação pode encontrar-se em  http://www.cinefiesta.pt/port-cat/lisboa/

   Optámos pelo filme-anúncio do primeiro cuja sinopse diz : Após uma temporada em Londres, Hache volta para casa distanciado do seu inesquecível primeiro amor por Babi. Enquanto tenta reconstruir a sua vida, uma rapariga alegre e efervescente, Gin, o faz acreditar que é possível apaixonar-se outra vez. Mas, mais tarde ou mais cedo, o reencontro de Hache e Babi será inevitável…

 

   Têm início nesta Quinta-feira 22 de Novembro no Auditório do Institut Français de Portugal, às 14h, os  “II Encontros de Estética: Que corpo na Arte?”, uma organização do Instituto de Filosofia da Linguagem (IFL-FCSH/UNL) e do Institut Français du Portugal, este ano  com o apoio do Instituto Italiano di Cultura di Lisbona, cuja coordenação científica é dos Profs. José Gil e Ana Godinho. Terminam no Sábado 24 às 17h30 e a entrada é livre.

   Estes Encontros pretendem interrogar a seguinte evidência: porquê o corpo, na arte? Qual o estado da questão, hoje, quais são as ligações ou a ausência delas entre a arte e o corpo, procurando saber um pouco mais sobre os corpos que constroem objectos-corpo ditos artísticos ? 

   Para a exploração em todos os sentidos do campo problemático compreendido na questão “Que corpo na arte?” são convocados todos aqueles que queiram participar em tal discussão mas em particular os palestrantes convidados  José Gil, Amilcar Vasques Dias, Ana Godinho, Arnaud Villani, Bernardo Pinto de Almeida, Francesca Alfano Miglietti, Jorge Martins, Jorge Molder, José Rodrigues dos Santos, Pascale Criton, Patrick Quillier, Pedro Calapez e Rui Horta.

   Para mais informações:  http://encontrosdeestetica.wordpress.com/

 

   Para fechar, no São Luiz Teatro Municipal e em co-produção com o Museu do Fado, na sua Sala Principal, às 21h desta Quinta-feira 22 de Novembro, os “embaixadores da candidatura do Fado”, Mariza e Carlos do Carmo, celebram em palco o 1º aniversário da consagração do Fado na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).

   Melhor do que reproduzir pequenos trechos de actuações conjuntas (mal gravadas), deixamo-vos com o filme “Fados” (2007)de Carlos Saura onde cantam exactamente Mariza e Carlos do Carmo, além de Camané, Cuca Roseta, Catarina Moura, e ainda Chico Buarque, Caetano Veloso, Lura, Miguel Poveda, Argentina Santos, Tony Garrido e Lila Downs.

 

 

(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Terça aqui )

 

 

 

 

1 Comment

Leave a Reply