EDITORIAL – A CATALUNHA EXISTE!

A edição do passado dia 25 de Novembro, inteiramente dedicada às eleições antecipadas na Catalunha – 24 horas durante as quais publicámos 53 posts –  marca, por assim dizer, um momento de viragem no nosso blogue. Pelo elevado número de visitas que tivemos e pelas repercussões que alguns textos tiveram, nomeadamente em jornais, sites e blogues estrangeiros.  Referimos como exemplo a edição on line do jornal italiano La Stampa  que transcreve, entre títulos de diversas origens, a do post de Pedro Godinho:  Maggioranza indipendentista nel parlamento catalano – risultati finali 25N. Pedro Godinho, o responsável pela rubrica “Península/Penintsula”, pela forma brilhante como dirigiu a edição especial, merece as nossas felicitações. E no próximo dia 17 de Dezembro tomará de novo o leme da nossa Argos para coordenar uma edição consagrada ao tema «Espanha, existe?».

A muitos,  tal pergunta parecerá disparatada e a  resposta, afirmativa, mais do que óbvia.  Porém, apenas se quer destacar o carácter artificial do estado espanhol, onde se amalgamam nacionalidades, onde nações com história, idioma, tradições, cultura próprias, são reduzidas à condição de províncias ou de regiões.

Não sabemos se a Catalunha encetará ou não de imediato o seu caminho para a independência. Complicadas negociações estão a ser realizadas, dado o mau resultado obtido por Artur Mas. Segundo notícias de hoje, só convocará a consulta popular se a ERC aceitar fazer parte do Governo. O que se torna evidente é que, divididos por interesses e jogadas partidárias, os catalães querem ser independentes. A maioria do povo catalão, anseia pela independência. No entanto, cada formação partidária do campo soberanista quer chegar à autonomia nacional de maneira diferente.

Essa diversidade de opiniões pode dificultar a obtenção do objectivo principal. Mais tarde ou (oxalá) mais cedo, encontrarão uma plataforma. E nós cá estaremos para saudar a nova nação europeia. Uma «nova» nação com uma história, com um idioma, com uma literatura, com uma identidade, que chegam vindas da Idade Média.

A Catalunha existe!

Leave a Reply