Pentacórdio para Domingo 9 de Dezembro

por Rui Oliveira

    Neste Domingo, 9 de Dezembro, dois concertos polarizam as atenções dos amadores de conjuntos de música erudita. Aqueles que prefiram «música antiga» rumarão ao CCB, os que escolherem compositores «clássicos» deslocar-se-ão à Gulbenkian.

C

 

rinaldo_alessandrini_concerto-italiano-ccblarge - Copy - Copy   Optando pelos primeiros, irão assistir no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, às 17h, a uma actuação de um conjunto muito prestigiado, o “Concerto Italiano”,  especializado em música italiana dos séculos XVII e XVIII, fundado em 1984 e dirigido por Rinaldo Alessandrini, que soube renovar a abordagem à execução do repertório italiano, em particular a música de Monteverdi e de Vivaldi, propondo modelos de execução que se tornaram por vezes paradigmáticos.

   É neste contexto que se inscreve este programa, centrado na música sacra e vocal do prolífico compositor Antonio Vivaldi (1678-1741), um dos mais marcantes criadores de música instrumental e vocal da sua época. Nesta actuação será coadjuvado por Sara Mingardo, “um dos raros verdadeiros contraltos da actualidade” e intérprete muito apreciada (e requerida) de um vasto repertório operático e de cantatas.

   Nessa tarde escutar-se-á de Vivaldi :

            Cessate, omai cessate, Cantata RV 684

            Concerto para cordas, em Sol menor, RV 157

            Nisi Dominus, Salmo RV 608

            Sonata al Santo Sepolcro, RV 130

            Stabat Mater, RV 621

 

   Oferecemos-lhe (à escolha) diversos Concertos de Vivaldi (do RV 120 ao RV 159) :

 

   Bem como um exemplo bem ilustrativo do aporte dado por Sara Mingardo ao Concerto  Italiano em “Gemo in un punto e fremo” de L’Olimpiade  de Vivaldi :

  

 

 

 

chiaroscuro quartet   Quanto aos leitores que se dirijam ao Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian neste Domingo 8, às 19h, ouvirão um conjunto instrumental mais recente formado em 2005, o “Chiaroscuro Quartet”, por músicos da Rússia, Espanha, Suécia e França, liderados pela antiga aluna da Yehudi Menuhin School (Reino Unido) e discípula de Natasha Boyarsky e Christian Tetzlaff Alina Ibragimova (violino) − que já estivera na Gulbenkian em 2011.

   Com Pablo Hernán Benedí (violino), Tom Dunn (viola)(este músico britânico substitui a titular habitual, a violetista sueca  Emilie Hörnlund) e Claire Thirion (violoncelo) irão interpretar de :  

 

   Ludwig van Beethoven  Arranjo para quarteto de cordas da Sonata para Piano nº 14, op. 14 nº 1

   Wolfgang Amadeus Mozart  Quarteto para Cordas nº 21, K. 575

   Ludwig van Beethoven  Quarteto para Cordas nº 11, em Fá menor, op. 95, “Serioso”

 

   Temos aqui um excerto deste último quarteto de Beethoven por esta formação :

 

 

 

   Na mesma Fundação Calouste Gulbenkian, na manhã pelas 11h do mesmo Domingo 8 de Dezembro, há mais um Concerto Comentado sobre uma peça musical com a história seguinte. 

gustav-holst-the-planets   Na primeira metade dos anos 1910, o compositor britânico Gustav Holst atravessava uma dura fase de desânimo quando, após uma série de estreias sem grande sucesso e prémios de composição que não conseguira vencer, recebeu em março de 1913 uma oferta anónima que lhe permitiu viajar até Espanha com o astrólogo Clifford Bax. Bax interessou-o na astrologia e, assim, contribuiu para o nascimento da obra mais popular de Holst – The Planets op.32, composta por sete andamentos, baptizados com os nomes dos planetas do sistema solar.

   São excertos dessa peça (integrante dum concerto que na Quinta/Sexta anteriores teve lugar no mesmo Grande Auditório) que se ouvirão pela Orquestra Gulbenkian dirigida pelo maestro Rui Pinheiro, introduzidos e comentados por Pedro Moreira, conviva habitual nos Concertos para as Famílias.

   Ver no Pentacórdio para Quinta http://aviagemdosargonautas.net/2012/12/04/pentacordio-para-quinta-6-de-dezembro /  a reprodução integral da mesma peça.

 

 ig.são roque

 

coro regina coeli   Também no Domingo 8 de Dezembro,na Igreja de São Roque, às 17h, realiza-se o espectáculo de encerramento do festival Música em São Roque (de entrada livre, mediante donativo) com a presença do Coro Regina Coeli de Lisboa e da Orquestra Carlos Seixas sob a direcção do Maestro Henrique Piloto (foto), que apresentam um programa «Barroco Francês e Alemão» composto por obras de Johann Sebastian Bach e Marc-Antoine Charpentier, onde terão a colaboração dos solistas Filipa Passos (soprano), Sara Afonso (soprano), Carolina Figueiredo (mezzo-Soprano), João Sebastião (tenor) e Armando Possante (barítono) bem como de Daniel Oliveira (órgão).

HenriquePiloto_maestro_Regina Coeli 1   Na primeira parte interpretarão de Johann Sebastian Bach (1685-1750) Suite Orquestral Nº 3, BWV 1068 e Cantata “Wachet auf, ruft uns die Stimme”, BWV 140, enquanto que na segunda abordarão de Marc-Antoine Charpentier (1643-1704) Litanies de la Vierge, H 83 e Te Deum, H 146.

   Veja-se o registo duma recente presença em São Roque do mesmo Coro Regina Coeli :

 

 

 

7249014_1mys8   Ainda no Domingo 8 de Dezembro, pelas 16h, na Igreja de São Nicolau (com entrada livre limitada aos seus 350 lugares), num Concerto Música de Natal e Missa Brevis, canta o Coro Sinfónico Lisboa Cantat sob a direcção de Jorge Carvalho Alves com Paul Timmermans em orgão.

   O seu programa é composto por canções tradicionais portuguesas de Fernando Lopes-Graça – desde a 1ª Cantata do Natal (excertos) até Ai, acabadas são as Festas −,  dois motetos de Francis Poulenc  O Magnum Misterium e Quem Vidistis Pastores –  e uma Missa Brevis de carácter festivo do compositor holandês Jacob de Haan, a qual originalmente composta para coro e banda filarmónica, será aqui executada com acompanhamento de órgão.

   Eis como esse Coro interpreta uma das canções de Lopes-Graça :

 

 

 

   E igualmente no Domingo 8 de Dezembro, no Auditório do Museu do Oriente, às 17h, o Coro de Câmara de Lisboa, sob a direcção de Teresita Gutierrez Marques, dá um Concerto “Natal em Portugal e no Mundo” que consistirá de duas partes : a primeira, e por se tratar do Museu do Oriente, inclui canções populares harmonizadas, dos países por onde os Portugueses passaram, há mais de 500 anos; a segunda, e porque estamos no Natal, inclui peças de época natalícia da América Latina, Alemanha, Espanha e Portugal.

coro de câmara de lisboa 1   Ouvir-se-ão assim :

   Na primeira parte Jinklie Nona (Malaca), Soleram (Indonésia), Diu Diu Deng (Taiwan), Arirang (República da Coreia), Ni wa wa (China-Singapura), Bastiana (Macau), Garasu no chohchoh (Japão), Phra Met Ta (Tailândia), Katakataka (Filipinas), Jambatan Geylang (Malásia),  na segunda  Adeste Fideles, século XIII (Tradicional), El Dindiríndin (Espanha), Convidando esta la noche (México), Juan Garcia de Zéspedes (século XVII), Olha a Flor (Penamacor), Natal (Elvas), Ó Meu Menino (Pias/Alentejo), Eurico Carrapatoso (harm.), Llega la Navidad (República Dominicana), Adios Belenista (Cuba), Candombe del seis de Enero (Uruguai), Stille Nacht, Franz Grüber e A Merry Christmas, Artur Warrel.

   Eis uma interpretação neste espírito relativo ao Natal na América Latina pelo Coro de Câmara de Lisboa :

 

 

 

   Na Sala dos Espelhos do Palácio Foz há no Domingo 9 de Dezembro, às 16h, com entrada livre, mais uma iniciativa “ O Som do Mundo da Fala Portuguesa” que consiste num Recital de Canto e Piano onde Luiza Sawaya, soprano acompanhada por Joe Coronado, piano interpretarão peças de compositores de nome ainda a anunciar.

 

 

 

   Por último, decorre no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Rua da Escola Politécnica) uma interessante iniciativa do Festival Temps d’Images 2012 de 7 (Sexta) a 11 de Dezembro (Terça) onde serão exibidos “Filmes sobre Arte” no seu Anfiteatro Aurélio Quintanilha.

12_premios   O seu programador Rajele Jain adverte : “ Cara/o observador, Gostaria de informar que está prestes a testemunhar – neste espaço secreto e na presença do Prof Aurélio Quintanilha – a forma mais misteriosa da produção humana:  a ARTE.  Por favor, seja corajoso, paciente, diligente e persistente.  Não podemos prever o que vai acontecer e o que vamos experimentar – no entanto, juntos teremos o poder de examinar qualquer fenómeno desconhecido”.

   Como exemplo, neste Domingo 9, mostram-se, entre outros, p.ex. às 15h30 “O Toque da Gaita de Foles” (Portugal 2010, 22’), às 18h “Paula Rego” (Portugal 2011, 12’), às 20h “Katev Klajas, Rudolf Ming? (How Are You Doing, Rudolf Ming?) (Lituânia 2010, 62’) ou às 22h “Yi Kao Sheng  (Arts Examinees) (China 2011, 34’).

   Um dos filmes que suscita interesse na Terça 11, às 19h, é aquele que aborda o “dissidente” artista chinês intitulado “Ai Weiwei – Without Fear or Favour”  de Matthew Springford (Reino Unido, 2010) que aqui lhe mostramos em versão integral de 55 min :

 

 

(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Sexta aqui )

 

 

 

 

1 Comment

Leave a Reply