ILHA BOUVET – 54º 26′ S; 3º 24′ E. Por João Machado

IlhaBouvet2 Obrigado ao Herdeiro de Aécio (http://herdeirodeaecio.blogspot.pt/

A ilha de Bouvet fica no Atlântico Sul, e faz parte do clube das zonas  mais isoladas do mundo. Os gelos cobrem-na quase todo o ano, e é extremamente acidentada. Tem cerca de 50 quilómetros quadrados e é de muito difícil acesso, devido às suas costas acidentadas.  A ilha é como um penhasco que se levanta abruptamente do oceano, formando um planalto e a altitude maior é no pico Olaf, a cerca de 800 metros acima do nível do mar.

600px-Bouvet_Island_on_the_globe_(Antarctica_centered)_svg

A ilha Bouvet foi descoberta em 1739 pelo navegador francês Jean-Baptiste Charles Bouvet de Lozier, que acreditou ter  encontrado uma extremidade do continente austral, sobre cuja existência  se faziam conjecturas naquela época. Não conseguiu estabelecer com exactidão as coordenadas da ilha, que só voltou a ser avistada já no século XIX, por um baleeiro inglês que conseguiu contorná-la e confirmar tratar-se de uma ilha, embora sem ter a certeza de que fosse a mesma avistada por Bouvet. De qualquer forma ficou com o seu nome.

Em 1927 desembarcaram ali baleeiros noruegueses, e em 1929, um acordo entre a Grã-Bretanha e a Noruega estabeleceu que esta ficasse com a propriedade da ilha. O clima inóspito, as grande distâncias (está a 1600 quilómetros da Terra da Rainha Maud na Antártida, e a cerca de 2000 de Tristão da Cunha ou das Geórgias e Sandwich do Sul, ou 25oo do Cabo da Boa Esperança) e as más condições para o desembarque fazem com que continue desabitada. A Noruega instalou ali uma estação meteorológica automática, e as deslocações, normalmente com fins científicos, fazem-se de helicóptero.

250px-Bouvet_Map Desde 1971 que a ilha Bouvet e as águas marítimas adjacentes constituem uma reserva natural. A sua importância estratégica parece ser significativa. Durante a Segunda Grande Guerra travaram-se na zona fortes combates navais e em 1979 foram avistadas luzes que pareceram provenientes de uma explosão nuclear, mas que nunca pôde ser confirmada.

Com a devida vénia ao blogue Ao Extremo (http://viagensaoextremo.blogspot.pt/2012/07/ilha-bouvet.html) e ao Pedro Salassié, autor do post, inserimos aqui este pequeno filme que dá uma ideia sobre o ambiente na ilha Bouvet.

http://viagensaoextremo.blogspot.pt/2012/07/ilha-bouvet.html

Obrigado a: Ao Extremo, Pedro Salassié, Herdeiro de Aécio, wikipedia.

3 Comments

  1. Obrigado Pedro, pelo seu comentário. Queremos, nesta série, entre outros objectivos, incluir referências a locais do nosso planeta pouco conhecidos. Se quiser dar-nos algumas sugestões, seria excelente. Mais ainda, se nos quisesse enviar um texto ou imagens que quisesse divulgar. Um abraço para si.

    1. João, como podes ter visto, possuo o único portal em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Islândia. Como é minha especialidade profissional, sugeriria que houvesse algum post sobre o país, ou sobre algo pouco conhecido na Islândia, as imagens que você necessitar as tenho, as que forem minhas já lhes envio com a marca d’água, como em meu site, é só clicar em meu nome. Siga bem assim! Tentarei retomar os textos do blog Viagens ao Extremo, é um pouco difícil por causa do trabalho… mas foi gratificante saber que você é um de meus leitores. Um abraço, e o que quiser, me avise!

Leave a Reply