OUTRAS MARGENS – de Manuel G. Simões

Imagem1

 

Nesta secção, o livro, enquanto entidade substantiva, um determinado livro, e os livros em geral, são os protagonistas. Mas há um aspecto que queremos desde já esclarecer – na escolha dasImagem1 obras a abordar, daremos sempre preferência a livros de argonautas. E, em segunda opção, a livros de que o argonauta que escrever a nota tenha gostado muito. Portanto, podemos falar lá mais para diante de novidades. A entrada, porém,  será com livros de argonautas, livros de que o argonauta de serviço tenha gostado e, naturalmente, como dissemos, questões relacionadas com o livro. Não damos prioridade às novidades… a não ser que sejam novidades de argonautas – como é o caso de Outras Margens um livro de Manuel G, Simões.

E esta nota é mesmo para anunciar a saída, pois a recensão crítica virá depois (quando tivermos lido o livro). Outras Margens é uma nova colectânea de ensaios sobre as “outras” literaturas do universo lusófono – brasileira, angolana, moçambicana e caboverdeana. Ensaios já publicados em Itália, constituem um novo olhar e abordam ângulos inexplorados sobre autores como Jorge Amado, Jorge de Lima, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Luandino Vieira, José Craveirinha, entre outros.  Antes de ler, a única coisa que podemos garantir é que é um trabalho sério, bem escrito, pois Manuel Simões não sabe trabalhar de outra maneira. Além da nota crítica que resultar da nossa leitura, esperamos poder transcrever um ou outro texto – Eis o índice:

Introdução

I. Área cultural brasileira
A imagem da África na narrativa de Jorge Amado
Introdução à narrativa de Adonias Filho
A escrita da memória: a imagem da África na narrativa de Adonias Filho
“Invenção de Orfeu”: o anti modelo épico de Jorge de Lima
A “Lição de Poesia” de João Cabral de Melo Neto
Carlos Drummond de Andrade: memória e escrita
Clarice Lispector: a “Via Crucis” da escrita

II. Área cultural angolana
Agostinho Neto: a poética da esperança
História como metáfora em “Luuanda” de Luandino Vieira
A escrita como consciência nacional em Luandino Vieira
Formas de transmissão oral em “Estórias de Contratados” de Costa Andrade

III. Área cultural moçambicana
A épica africana na poesia de José Craveirinha
As traduções italianas de José Craveirinha

IV. Área cultural caboverdiana
O tema do retirante e outros temas nordestinos na narrativa caboverdiana

Para consultar a biografia de Manuel Simões ver: http://aviagemdosargonautas.net/apresentacao-do-argonauta-manuel-simoes/

Leave a Reply