A PARTILHA DAS IDEIAS – ELIODOMÉSTICO À DISPOSIÇÃO DE QUEM NECESSITE por clara castilho

9349741_b7nUl

Falei há pouco de novas formas de estar no mundo do trabalho, da troca de bens ou serviços. Tive conhecimento de uma outra iniciativa que considerei interessante. Trata-se de um forno solar criado para ajudar no abastecimento de água em regiões pouco desenvolvidas. E posto à disposição de quem o queira fabricar, com código aberto, pois é um projecto open-source, qualquer pessoa pode editá-lo e melhorá-lo.

Trata-se de uma ideia do designer italiano Gabriele Diamanti, que pensou nas pessoas que caminham quilômetros para buscar água que nem sempre é limpa. Gabriele trabalhara para diversas ONG’s e apercebeu-se desta necessidade em viagens e trabalhos. Projectou um destilador, a que chamou  Eliodomestico, que funciona à base de energia solar, e é capaz de produzir até 5 litros de água potável diariamente. Basta encher o tanque com água salgada ou suja, na parte da manhã e à noite a água já estará pronta para consumo. Ela fica reservada no recipiente portátil colocado abaixo do tanque.

copy_2_02__gabriele_diamanti__eliodomestico__prix_emile_hermes_2011__working

Com esta invenção, Diamanti ganhou este ano o Core77 design award para a melhor invenção que causa um impacto social.  Apetece fazer trocadilhos com o nome do autor – um diamante que não anda no dedo de uma só pessoa!

Custa a acreditar que uma boa ideia seja assim distribuída a todos. Será que ele se protegeu contra o facto de uma grande empresa poder vir a comercializá-lo?

20_gabriele-diamanti-eliodomestico-prix-hemile-hermes-2011-explanation-2

1 Comment

Leave a Reply