ENCONTROS INTERNACIONAIS DE INCLUSÃO PELA ARTE por clara castilho

9349741_b7nUl

InArte – Encontros Internacionais de Inclusão pela Arte pretende analisar e explorar novas estratégias de trabalho e interacção dos deficientes para a cidadania através da promoção do contacto com as diversas formas de expressão artística (http://www.voarte.com).

O principal objectivo trata de promover e divulgar as artes como forma de trabalho artístico, pedagógico, ocupacional, terapêutico e de integração social, sensibilizando profissionais que intervêm com pessoas com necessidades especiais para a importância das artes como ferramenta de trabalho de combate à exclusão social, bem como abrindo horizontes para outros domínios estéticos, que aceitam a diferença como parte integrante do processo criativo.

inarte_594x247_w_1289947949 (1)

Integra diversas manifestações culturais – seminários, espectáculos, performances, mostra de vídeos, conversas e workshops. Reúne artistas, teóricos, técnicos, psicólogos, jornalistas, professores e alunos na reflexão e partilha aberta de resultados, processos e questões através do diálogo e da exibição artística.

 À arte cabe um importante papel, uma vez que utiliza linguagens universais, facilitadoras da afirmação e inclusão pessoal e social. O universo da arte é profícuo em exemplos de como a inclusão se torna proveitosa tanto ao nível da criação como da fruição. O conceito de inclusão conota-se com uma sociedade que desejamos ao alcance de todos, aberta e activa no respeito pelas diferenças, superadas apenas quando nos incluímos a nós mesmos nesse gesto. Não passa por incluir o outro, mas sim por partilhar essa inclusão com o outro.

1331840334609

 Esquecer as limitações e centrar a intervenção naquilo que cada um tem de melhor para dar, projectando o impossível, é a forte convicção que orienta estes Encontros.

 Objectivos

– Valorizar e divulgar as potencialidades do deficiente junto da comunidade,    contribuindo para a alteração de atitudes e estereótipos em relação à deficiência
– Favorecer a descoberta de novas aptidões e competências, impulsionando a auto-estima na pessoa com deficiência

– Analisar oportunidades de trabalho para deficientes nas indústrias criativas
– Incentivar as pessoas portadoras de deficiência a contribuir com as suas próprias visões e experiências
– Promover o ensino da arte, por intermédio da produção artística reflexiva e do conhecimento histórico e social da arte através dos tempos
– Promover a sensibilização, a formação e o contacto com diferentes técnicas artísticas e formas de expressão como atitude de prevenção à exclusão social.

images

Vai decorrer entre 8 e 13 de Abril neste mesmo Teatro, integrando diversas manifestações culturais – um Seminário Internacional, espectáculos, workshops e concertos -, como forma de revelar a importância das artes como ferramenta de trabalho de combate à exclusão social e abrir horizontes para outros domínios estéticos, que aceitam a diferença como parte integrante do processo criativo.

Leave a Reply