MÊS DA PREVENÇÃO DE MAUS TRATOS NA INFÂNCIA por clara castilho

9349741_b7nUl

A Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e a Associação de Mulheres Contra a Violência  associam-se, desde 2008, para a organização de actividades no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância – mês de Abril, à semelhança do que acontece nos Estados Unidos da América há mais de 30 anos e, mais recentemente, em diversos países europeus, maioritariamente na Europa de Leste.

Pretende-se, com esta iniciativa, consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; o fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e numa perspectiva de empowerment, e o fortalecimento das próprias crianças.

Como iniciativas a desenvolver nesta Campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, destacam-se:

O Ciclo de Cinema em 2013, irá realizar-se em Abril, no Auditório da Biblioteca Municial Orlando Ribeiro, em Telheiras.

Estão previstas 4 sessões de cinema, serão seguidas de debate. A entrada é livre, sem inscrição prévia.

No espírito dos organizadores está a pretensão de que esta iniciativa possa ser concretizada no sentido da promoção e protecção dos Direitos das crianças e jovens, esperando que num futuro próximo seja uma iniciativa de âmbito nacional, numa mobilização de todas as instituições da área da infância, bem como de todos os cidadãos na luta pelos direitos da criança.

Lembram que a Organização Mundial de Saúde (OMS) define abusos ou maus-tratos às crianças como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos actuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder. Estabelece, ainda, quatro tipos de maus-tratos: físico, emocional, sexual e negligência.

image001

No dia 5, às 21 será exibido o filme “Jaime” de José Pedro de Vasconcelos, seguido de debate com a presença do realizador e como comentadores Lucília Gago e Cristina Ponte. No dia 11 passará “Sangue do meu sangue”, às 20.30 de João Canijo com a presença de Anabela Moreira, Leonor Fechas e Isabel Narciso. Também às 20.30, no dia 18, “O laço branco” de Michael Haneke, com os comentadores Luis Alberto Silva, Ana Margarida carvalho e Ricardo Martinez. No dia 23, entre as 15 e as 18 H, com a colaboração da Associação Os Filhos de Lumiere, sejam visionados filmes feitos por crianças.

Durante todo o mês o filme “Jaime” será visto e discutido em várias escolas da zona de Lisboa.

Leave a Reply