O AMOR PROIBIDO ENTRE ROMEU E JULIETA – SHAKESPEARE por Clara Castilho

livro&livros1

Organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian, realizou-se o mês passado o ciclo “Shakespeare na Música”. NoImagem2 dia 11 de Maio foi exibido o filme  Romeu e Julieta, realizado em 1968 por Franco Zeffirelli, baseado na famosa obra de William Shakespeare. Livro que encantou Clara Castilho. A acção passa-se em Verona, onde o jovem Romeu fica apaixonado e é correspondido por Julieta, uma donzela que pertence a uma família rival. Sabemos qual o desenlace. Uma história clássica de amor proibido?

William Shakespeare ( 1564 – 1616), poeta e dramaturgo inglês, considerado por muitos como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, e são utilizados frequentemente no teatro, televisão, cinema e literatura.Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra.Adolescência, período de conflitos, contradições, profundas transformações, reorganizações de interesses, de preocupações narcísicas, de introspecção. Período de olhar as relações com os outros de uma outra forma, de redefinição. Período por vezes gerador de angústia, mal-estar, às vezes até depressão.

Imagem3Shakespeare apresenta-nos o amor adolescente como violento e incapaz de suportar frustrações (entre elas a separação), com carácter exclusivo. Amor que conta com a bênção de Frei Lourenço que, com o Príncipe, tentam apaziguar as lutas entre Montecchios e Capuletos. Julieta sente amor à primeira vista, quando conhece Romeo e tenta saber, junto de sua aia, quem será: “se ele é casado o meu túmulo é o meu leito nupcial”( ou tudo ou nada!). Julieta cuja vontade, ao ser contrariada se transforma em desejo de morte. Julieta que deve obedecer a seu pai: “Se és filha obediente, darei a tua mão ao meu amigo; se não o és, enforca-te, rebenta de fome, morre aí por essas ruas, porque pela minha salvação se quero saber de ti; e fica certa que de tudo quanto me pertence não vês um real”. Romeu, por outro lado, é apresentado como já tendo tido outras experiências mundanas, na idade dos amores platónicos e idealizados, que não suporta a separação da sua amada: “para fora dos muros de Verona o mundo não existe!(…) O céu somente existe onde vive Julieta”.

Adolescência período nem sempre fácil…Imagem1

Leave a Reply