Pentacórdio para Quarta-feira, 19 de Junho

por Rui Oliveira

 

 

 

   Apenas dois (ou três) espectáculos animam esta Quarta-feira, 19 de Junho a par dos mini-eventos das “Festas de Lisboa’13” ainda em curso.

 

F1ROSENCRATZ2013C 

   O nosso destaque irá para a representação que se inicia neste dia e dura até Segunda 24 de Junho no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, às 21h (excepto a 23), do texto de Tom Stoppard intitulado “Rosencrantz & Guildenstern estão mortos” encenado por Marco Martins.actuna_tnsj_-promrg-7809

   Traduzido por João Paulo Esteves da Silva, este texto importante da dramaturgia contemporânea e do pós-modernismo teatral é interpretado por Gonçalo Waddington, Nuno Lopes, Bruno Nogueira e Beatriz Batarda, acompanhados por Romeu Costa, Joana de Verona, Jorge Mota, Pedro Cruzeiro, Raimundo Cosme e Alice Medeiros, Inês Gonçalves, Joana Chandelier, 544144_483698045035736_400758563_nLuís Moreira, Mafalda Jara, Marc Xavier, Miriam Santos e Susana Gomes.

   A cenografia é de Artur Pinheiro e a música original interpretada ao vivo por Noiserv.

   Sobre a natureza da peça, esclarece o seu co-produtor CCB :

   «Enviados pelo tio de Hamlet para tentarem conter a ira do seu sobrinho e desvendar a origem da sua loucura, Rosencrantz e Guildenstern, personagens secundárias de Hamlet, de Shakespeare, vêem-se perdidos na sua missão e incapazes de saber quem são, numa magnífica reflexão sobre a espera e a inevitabilidade da morte.

   A presente proposta centraF1ROSENCRATZ2013D a encenação nessas duas personagens e no Actor, reflectindo sobre as várias possibilidades de existência de uma mesma personagem, sobre a unidade existencial do individuo, sobre a instabilidade permanente da existência e sobre as questões do actor e da representação, num texto que se decompõe em múltiplos sentidos e se desmultiplica em divertidos jogos de palavras».

   É o que mostra o curto vídeo da sua estreia em Abril deste ano no Teatro Nacional de São João (Porto), o outro co-produtor :

 

 

   O outro local sede de eventos nesta Quarta-feira, 19 de Junho é a Sala dos Espelhos do Palácio Foz onde, logo às 16h, há um Recital de Jovens Cantores (com entrada livre) numa iniciativa de Ana Paula Russo onde, ao som do piano tocado quer pelo Prof. Pedro Vieira de Almeida, quer pelo Prof. Nuno Lopes, se ouvirão, num programa ainda desconhecido, os cantores Susana Quaresma, Margarida Simões, Teresa Duarte, Mariana Cardoso, Cristina Repas, Ariana Russo, Pedro Cachado e João Pedro Afonso.

 

 

   Neste mesmo dia e Sala, às 19h, numa iniciativa da Antena 2, há um Recital de Música de Câmara pelo Ensemble Darcos”, agrupamento criado em 2002 pelo compositor e maestro Nuno Côrte-Real e composto por Gaël Rassaert, violino, Reyes Gallardo, viola, Filipe Quaresma, violoncelo, Helder Marques, piano e Eduarda Melo, soprano.ENSBL DARCOS 2

   Irão interpretar de Nuno Côrte-RealLivro de Florbela, Op. 42 para soprano, violino, viola, violoncelo e piano (que inclui os poemas musicados Exaltação, Árvores do Alentejo, Os versos que te fiz, Este livro, Num postal, Cinzento e À Morte) e de Gabriel FauréQuarteto n.º 2 para piano e cordas, em Sol menor, Op. 45 (com os seguintes andamentos  Allegro molto moderato, Scherzo: Allegro molto, Adagio non troppo e Finale: Allegro molto).

   Quem não puder assistir à 1ª parte do espectáculo, tem aqui a interpretação instrumental do Ensemble Darcos no CCB em Abril de 2013 com a voz da soprano Sara Braga Simões :

 

 

 

   Quanto a cinema, para concluir, seguiríamos hoje um conselho, o da estreia na Cinemateca do filme de Manuel Mozos (foto) chamado “4 Copas” (Portugal, 2008), com Rita Martins, João Lagarto, Margarida Marinho e Filipe Duarte nos principais papéis.4copas

   Diz o nosso “museu do cinema” :

MANUELMOZOS   «Terceira longa-metragem de fi cção de Manuel Mozos para cinema, “4 Copas” é um singular retrato de Lisboa, cidade habitada por personagens comuns que partilham e vivem problemas comuns, (com) quatro personagens protagonistas marcadas pelas suas “qualidades e defeitos, os seus desejos, alegrias, tristezas, verdades, mentiras, traições, culpas, medos e receios, emoções e sentimentos … Filme lisboeta, filme de actores, filme de uma discretamente profunda sensibilidade …».

   É exibido às 15h30 na Sala Dr. Félix Ribeiro da Cinemateca Nacional e este é o seu filme-anúncio (quem de todo não o puder ver num ecrã de cinema, tem aqui uma cópia integral, agradecendo ao YouTube) :

 

 

 

(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Segunda aqui)

 

 

 

 

1 Comment

Leave a Reply