SPEA – NOTÍCIAS – FURA-BARDOS, ALVO DE PROJETO DE CONSERVAÇÃO

10531_153048366094_761255_n

Fura-bardos, alvo de projeto de conservação

29 de julho

site_1375193583A SPEA tem o prazer de comunicar que o LIFE Fura-bardos foi aprovado pela Comissão Europeia. Para desenvolver este projeto, que é o primeiro coordenado pela SPEA na Madeira, contamos com a parceria de duas entidades públicas regionais, a Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza e o Serviço do Parque Natural da Madeira, e da SEO/Canárias, parceiro espanhol da Birdlife International.

O Fura-bardos Accipiter nisus granti é uma subespécie endémica da Macaronésia, que ocorre apenas na ilha da Madeira e em cinco ilhas do arquipélago das Canárias, e cuja população da Madeira tem sofrido, nos últimos anos, diversas ameaças em especial pela alteração do seu habitat devido à ocupação do mesmo por plantas exóticas de carater invasor e pelos violentos incêndios ocorridos em 2010 e 2012.

Com este projeto pretendemos reduzir as populações de plantas invasoras em duas áreas de Laurissilva e promover a limpeza e reflorestação de uma área de Laurissilva que ardeu em 2012. É também nosso objetivo aumentar o conhecimento sobre esta ave de rapina florestal, em especial as tendências populacionais em ambos os arquipélagos e sua ecologia.

Ao longo dos próximos quatro anos, também faremos um intenso trabalho ao nível da sensibilização da população local, uma vez que esta ave ainda é desconhecida para muitos madeirenses.

Estejam atentos às novidades que irão surgindo!

Leave a Reply