Dois textos de Maio de 2011 que publicámos no blogue Estrolabio. Estamos a 3 de Outubro de 2013 e, hoje, os jornais noticiam:
Italy boat wreck: scores of migrants die as boat sinks off Lampedusa
Children among dead as boat thought to have been carrying as many as 500 migrants sinks. (The Guardian)
Uma foto do desastre de hoje, publicado pelo New York Times:
Italian Army, via European Pressphoto Agency, Agence France-Presse — Getty Images
First responders brought the bodies of drowned migrants to shore from a Coast Guard boat on Thursday in Lampedusa, Italy.
_______
SEGUNDA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2011
O barco que não chegou a Lampedusa – por Júlio Marques Mota
Acabo de ler no jornal The Guardian que um barco que tentava chegar a Lampedusa foi deixado à deriva no mar Mediterrâneo durante por 16 dias, apesar do alarme que foi lançado.( Le Monde)
Há aqui abdicação de responsabilidades que levaram à morte de 60 pessoas , incluindo crianças. Isto constitui um crime que não pode ficar de modo nenhum por punir só porque as vítimas são migrantes africanos e não turistas de uma linha de cruzeiros de luxo, diz-nos o padre Moses Zerai, em Roma.
O neoliberalismo continua a fazer das suas vítimas, pelas múltiplas áreas em que actua. Este é mais um exemplo, apenas mais um.
Aos visitantes de estrolábio recomendo a leitura de um texto publicado há um ano no âmbito do Ciclo de Cinema da Faculdade de Economia de Coimbra (FEUC), organização de que faço parte e façamos da sua leitura uma homenagem aos que agora morreram, texto escrito por Embaixador de França em Malta, Daniel Rondeau , em onde se lê:
“A História continua apaixonante e terrífica. Mas hoje, a única promessa
cumprida, e demasiado frequentemente, é o túmulo. Ulisses é negro e morre no
mar, no silêncio das ondas, depois de meses de espera, de aflição.”
Para os mais interessados sobre o tema sugerimos os cadernos de textos de apoio que ao tema o Ciclo de Cinema na altura e na FEUC publicou, disponível em http://www4.fe.uc.pt/ciclo_int/2009_2010.htm
_______
Leiam amanhã em A Viagem dos Argonautas o texto de Daniel Rondeau, também às 23.55. Vamos referir também este terrível problema no nosso editorial.
Vejam também http://estrolabio.blogs.sapo.pt/1415245.html
1 Comment