COM IMAGINAÇÃO – APANHAR PEDÓFILOS COM “RATOEIRA” por clara Castilho

9349741_b7nUl

Em 2010 descobriram-se mais de 200 mil imagens de crianças envolvidas em actos sexuais numa casa perto de Toronto. E as forças policiais organizaram a operação “Project Spade. Daí resultou a detenção de professores, médicos, enfermeiras, pastores e padres e pais adoptivos, num total de 348, do Canadá, dos EUA mas também da Austrália, Espanha e México.

E quanto a crianças foram 386 as que foram resgatas. Tratava-se de meninas pré-adolescentes mas algumas de cinco anos. Como foram imagens publicadas na internet, elas podem continuar a circular para sempre. Assim, o abuso sexual não acabou, continua cada vez que as imagens são encontradas. E este é um facto que irá continuar a afectar no futuro traumaticamente estas crianças que já tanto o foram.

Tratava-se de um site que já está desactivado. Algumas informações apontam para um rendimento por ano 3,8 milhões de dólares (cerca de 2,8 milhões de euros). 

15814528

Mas uma organização, aTerra de Homens”, decidiu ser mais activa. Colocou na internet a imagem de uma menina filipina de 10 anos. Só que era uma imagem virtual.

E assim se obteve a resposta de “predadores sexuais” que, para a verem em actos sexuais via câmara lhe ofereciam dinheiro. E não foram nem um, nem dois, nem três, foram dezenas de milhares de pedófilos! E de 65 países diferentes. Tendo sido identificados, os dados foram fornecidos à Interpol. Entre os pedófilos apanhados nesta operação encontram-se três portugueses.

Os responsáveis da “Terre des Hommes” consideram isto como “turismo sexual por webcam”. E calculam que, em qualquer momento, 750 mil predadores pedófilos estão on-line na internet. Sentem-se indignados por as autoridades, com os meios de que dispõem,  não conseguirem “apanhar” mais criminosos.

Esta “operação” tem gerado controvérsia. O método utilizado pela ONG levanta dúvidas à justiça de vários países. Porque, segundo alguns juristas quando ocorre um crime de abuso sexual de uma criança, pressupõe-se que exista uma vítima. E neste caso não há verdadeiramente uma vítima, há um desenho virtual…

Os argumentos foram vários, custa-me a percebê-los. Mas o facto é que as autoridades poderão utilizar a informação obtida para, de alguma forma “andar em cima” das pessoas indicadas.

Em Portugal a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, informou que iria centralizar no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) a investigação dos crimes sexuais cometidos contra crianças através da internet e de outros meios informáticos, nomeadamente os crimes sexuais comunicados às autoridades portuguesas por outros países ou entidades não-governamentais estrangeiras, como é o caso das que gerem motores de busca e redes sociais. Isto porque há necessidade de a obtenção de provas ser feita em tempo útil.

 

Leave a Reply