UM NATAL DIFERENTE ONDE AS PERSONAGENS SÃO ANIMAIS por Clara Castilho

livro&livros1

Pois, se hoje é dia de Natal, falemos de um livro um pouco diferente. Chama-se “Natal na Quinta” e é um conto de Pedro Strecht, com ilustrações de Bárbara Assis Pacheco, numa edição de 2006 da Assírio e Alvim,

Um pequeno livro, bom para oferecer a uma criança, com leitura fácil, mas com algumas piadas de mais fácil compreensão pelos adultos.Nele nos 9723711559é relatada a vida de uns animais que viviam numa quinta com um dono muito mau que os tratava muito mal… E os animais andavam magros, não punham ovos, davam pouco leite… Esse dono, que não percebia mesmo -nada por que tal se passava, decidiu que os próximos a nascer iriam ser vendidos. Tal anúncio fez com que um cão e sua mulher, a cadela, decidissem partir  à procura de um novo lugar onde pudessem viver mais felizes e ficar com o filho que estava prestes a nascer, ainda na barriga da mãe.

E esta história que nos é relatada com uma semelhança com a história habitual do Menino Jesus, com a diferença de que este cãozinho nascido tem pai e mãe que o conceberam em conjunto e tem uma irmã mais velha com quem brincava.

Pensando nisso, como iria o autor conseguir inserir na vida dos animais uma intervenção “não carnal”?

Enfim, eu diverti-me a ler o livro. E os desenhos também são muito bonitos. A parceria entre estes dois primos resultou muito bem.

Hei-de fazer a experiência de ler esta história a crianças para ver se identificam as semelhanças e as diferenças com a habitual história do Menino Jesus, para uns só uma história, para outros um facto que lhes é ensinado como tendo acontecido.

Leave a Reply