IELT – COLÓQUIO INTERNACIONAL: “O DIA TRIUNFAL DE FERNANDO PESSOA” – na FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, de 6 a 8 de MARÇO de 2014

ielt
1106 1106
Assinalando o centenário do “dia triunfal” de Fernando Pessoa, que se celebra a 8 de Março de 2014, o colóquio internacional “O dia triunfal de Fernando Pessoa” reúne mais de 50 especialistas num amplo debate em torno da vida e obra de Pessoa. A perspectiva crítica é a de uma revisão do Estado da Arte nos diversos campos dos Estudos Pessoanos.O Colóquio promove ainda um concurso de curtas-metragens sobre Fernando Pessoa, visando premiar a melhor curta-metragem sobre a vida e obra de Pessoa, que será apresentada na sessão de encerramento. No dia 9 de Março terá lugar o passeio Lisboa com Fernando Pessoa.A organização é do Projecto Estranhar Pessoa, do Elab – Laboratório de Estudos Literários Avançados, em parceria com o IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional.

Seguem anexos o programa (provisório), a ficha de inscrição e o regulamento do concurso.

Solicitamos divulgação, ficando disponíveis para quaisquer informações adicionais através do email coloquiodiatriunfal@gmail.com

“(…) lembrei-me um dia de fazer uma partida ao Sá-Carneiro – de inventar um poeta bucólico, de espécie complicada, e apresentar-lho, já me não lembro como, em qualquer espécie de realidade. Levei uns dias a elaborar o poeta mas nada consegui. Num dia em que finalmente desistira – foi em 8 de Março de 1914 – acerquei-me de uma cómoda alta, e, tomando um papel, comecei a escrever, de pé, como escrevo sempre que posso. E escrevi trinta e tantos poemas a fio, numa espécie de êxtase cuja natureza não conseguirei definir. Foi o dia triunfal da minha vida, e nunca poderei ter outro assim. Abri com um título, O Guardador de Rebanhos. E o que se seguiu foi o aparecimento de alguém em mim, a quem dei desde logo o nome de Alberto Caeiro.”

Excerto da carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro, na qual o poeta descreve a génese dos heterónimos naquele que qualifica como o “dia triunfal” da sua vida.

Leave a Reply