FESTIVAL SETE SOIS SETE LUAS, FÁBRICA DA PÓLVORA DE BARCARENA, OEIRAS, 25 DE JULHO A 15 DE AGOSTO – SEXTAS-FEIRAS, às 22 horas

O Festival Sete Sóis Sete Luas (FSSSL) regressou à Fábrica da Pólvora de Barcarena, apresentando sete espectáculos, entre 4 de Julho e 15 de Agosto.

Este Festival é promovido por uma Rede Cultural de 33 cidades de 13 Países: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal, Roménia e Tunísia. Tem como principal objetivo o diálogo intercultural através da realização de projetos de música popular e de artes plásticas, com a participação de grandes figuras da cultura mediterrânica e atlântica. O FSSSL surgiu pela primeira vez em Oeiras no ano de 2000 e encontrou na Fábrica da Pólvora de Barcarena um dos seus palcos mais importantes a nível internacional, beneficiando das excelentes condições logísticas e da participação de um público fidelizado.

Print

Sexta-feira, 25 de Julho – AKIM EL SIKAMEYA (Argélia)

Akim cresceu na quente e cosmopolita região de Oran (Argélia), estudando violino e investigando a tradição das canções andaluzas. Após afirmar-se no cenário musical de Marselha (França), partilhou o palco com artistas de renome internacional como Khaled, Willy de Ville, Cesária Évora ou Noa, entre outros. Em 2006, a convite de Peter Gabriel, participou no Festival itinerante Womad.

A sua música cruza a profundidade e a sensualidade do som árabe-andaluz com sonoridades da música contemporânea, do violino oriental, do som do cajón e da guitarra flamenca, convidando o público à dança.

Sexta-feira, 1 de Agosto – DAVID NIETO (Andaluzia)

Bailarino admirável, coreógrafo e professor, este jovem bailador de San Fernando, Cádiz, iniciou muito cedo a sua incursão no flamenco. O seu baile, solitário e melancólico, deixa no ar os presságios de um sentimento que coloca o público perante um flamenco íntimo, que apenas poderia ter origem nesta província do sul de Espanha, fonte de incontestáveis talentos de tal arte.

Sexta-feira, 8 de Agosto – VIBRA.SÓIS.ORKESTRA

(Cabo Verde; Espanha; França; Itália; Portugal)

As muitas almas do Mediterrâneo dão vida a “Vibra-Sóis”, através de uma viagem infinita e fascinante que, numa história musical, do fado português aos ritmos das mornas de Cabo Verde, passando pelas tarantelas do sul da Itália, conta o espírito multiforme do mundo luso-mediterrâneo.

A direção musical está a cargo de Custódio Castelo, virtuoso mestre da guitarra portuguesa (para além de ex-guitarrista de Amália Rodrigues colaborou com os Rolling Stones na produção do álbum “The Rolling Stone Project”).

Sexta-feira, 15 de Agosto – LUASITANIA ORKESTRA (Espanha; Portugal; Brasil)

Luasitania Orkestra, criação artística original do Sete Sóis Sete Luas, surge do trabalho conjunto de fabulosos artistas provenientes de diversas terras do Festival: do Brasil (Cacau, voz e guitarra), de Espanha (Efren Lopez, diretor musical e sanfona, e Aleix Tobias, bateria) e de Portugal (Joana Negrão, voz e percussões, e Sofia Neide, contrabaixo), num longo e fascinante percurso pela música popular portuguesa, os ritmos brasileiros, as tarantelas italianas e as melodias espanholas.

 

 

Leave a Reply