VIVA O TERCEIRO ANIVERSÁRIO – A componente internacional

 Imagem1

A Viagem dos Argonautas, que ab initio definimos como uma demanda de um Velo de Ouro, que para nós é «a afirmação daquilo em que acreditamos, ou melhor, daquilo em que cada um acredita e defende». E, no nosso editorial de abertura, prometemos ser «um espaço plural onde é proibido proibir ideias políticas, científicas, filosóficas, crenças religiosas». Nos três anos que levamos de existência, com uma publicação diária que nunca foi interrompida, resistindo a férias e a doenças, a avarias e a mudanças de software, fomos conquistando adesões em Portugal e estrangeiro. São economistas, docentes universitários, escritores, activistas políticos, jornalistas, tradutores, editores… 46 portugueses a que se somam 26 estrangeiros.

Não que exista entre nós alguma diferença ou discriminação, positiva ou negativa, entre portugueses e estrangeiros – designar por estrangeiro amigos como o Josep, o Moisés ou a Rachel, é coisa que nos faria sorrir. Apenas mencionamos e quantificamos a colaboração que nos vem do exterior para que possamos avaliar a expansão que atingimos. E os 36% de colaboradores não-portugueses alcançam por vezes cerca de metade da produção diária. Não são um ornamento – sem eles, não teríamos os mesmos resultados.

Como é natural, os brasileiros, constituem o grupo mais numeroso – Rachel Gutiérrez, Carolina Pereira, Carmen Maria Serralta,  Maria Helena Martins, Camilo Joseph, Flamarion Maués, Daniel Aarão Reis. Grupo que perdeu o mais antigo elemento – o saudoso Sílvio Castro, um dos fundadores do blogue. Os franceses formam um grupo considerável: François Morin,  Jean-Luc Gréau,   Philippe Murer, Pierre Salama,  Thomas Coutrot,, não esquecendo os  Economistes Aterrés,  colectivo de economistas. O grupo italiano é também grande – Simonetta Masin, Domenico Mario Nuti, Roberto Vecchi, Vincenzo Russo. Do Estado espanhol vem também uma boa ajuda –  Moisés Cayetano Rosado, Joaquín Arriola,  Armando Steincko e os, por enquanto espanhóis, Josep A. Vidal, da Catalunha, e Carlos Durão, da Galiza. Mencionamos ainda Thomas Palley dos Estados Unidos,   Joachim Becker, da Áustria , Marika Frangakis, da Grécia e Satyajit Das, da Índia.

A esta elevada percentagem de colaboradores estrangeiros,corresponde um número relativamente elevado de visualizações em países estrangeiros. Entre 1 de Setembro de 2013 e as 12:00 de 31 de Agosto de 2014, a lista dos 12 países com mais visitas, é como se segue

Portugal Flag                               Portugal                                 249.057

Brazil Flag                              Brasil                                        75.421

United States Flag                              E.U.A.                                          14.418

Espanha Flag                              Espanha                                    13.671

France Flag                              França                                        7.882

United Kingdom Flag                              Reino Unido                             5.499

Italy Flag                             Itália                                            4.159

Angola Flag                             Angola                                         1.540

Germany Flag                            Alemanha                                     1.354

Switzerland Flag                            Suíça                                             1.322

Cabo Verde Flag                           Cabo Verde                                1.298

Mozambique Flag                            Moçambique                                814

.

1 Comment

Leave a Reply