NESTE DIA… Em 15 de Setembro de outros anos…

nestedia3

Entre as muitas coisas que aconteceram em dias 15 de Setembro passados, destacamos, em 1765, o nascimento de Bocage, efeméride que foi objecto de um post específico; em 1830, nasceu Porfírio Diaz (morreu em 1915), Viria a ser presidente do México. Em 1890 nasceu a escritora britânica Agatha Christie.

Clicando abaixo, terão um artigo sobre a escritora:

CONTOS & CRÓNICAS – EM LOUVOR DE AGATHA CHRISTIE – por Carlos Loures

Em 1894, em França, chegou ao mundo um menino a que chamaram Jean Renoir, filho do grande pintor impressionista Auguste Renoir. Jean viria a ser um dos maiores cineastas europeus, realizando filmes como A grande ilusão.  Morreu em 1979. Em 15 de Setembro de 1928, o cientistaAlexander Fleming, anunciava ao mundo uma descoberta que iria salvar milhões de vidas – a penicilina. Vamos falar um pouco sobre Fleming e a sua miraculosa descoberta-

 

Imagem1Alexander Fleming (1881-1955) foi um médico britânico, que descobriu a penicilina através da substancia que se movia em torno de um fungo da espécie Penicillium notatum. Identificou e isolou a lisozima, uma enzima bacteriostática, que impede o crescimento de bactérias, presentes em certos tecidos e secreções animais. Nasceu em Lochfield, no condado escocês de Ayr, no Reino Unido, em 6 de Agosto de 1881. Estudou na escola de medicina do Hospital Saint-Mary, em Londres. Logo começou a pesquisar os princípios activos antibacterianos, que acreditava não serem tóxicos para o tecido humano. Durante a Primeira Guerra Mundial, serviu no corpo médico da Marinha, nas frentes de batalha, e viu muitas mortes por infecção. Terminada a guerra, foi nomeado professor de bacteriologia do Hospital Saint-Mary e mais tarde,  director adjunto.

Em 1921, Fleming identificou e isolou a lisozima, uma enzima bacteriostática, que impede o crescimento de bactérias, presente em certos tecidos e secreções animais, como a lágrima e a saliva humanas, e na albumina do ovo. Em 1928, ao estudar o comportamento da bactéria Staphylococcus aureus, observou uma substancia que se movia em torno de um fungo da espécie Penicillium notatum, demonstrando grande capacidade de absorção dos estafilococos. Fleming deu a essa substancia o nome de penicilina – em 15 de Setembro comunicou ao mundo a sua descoberta. O mundo tinha mais com que se preocupar.

No ano seguinte, publicou os resultados do estudo no British Journal of Experimental Pathology, mas a comunicação passou despercebida. Porém, o reconhecimento chegou quando pesquisadores da Universidade de Oxford se interessaaram pela possibilidade de produzir penicilina estável para fins terapêuticos. Em 1945, recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina. Fleming, que morreu em Londres, em 11 de Março de 1955 com um ataque cardíaco, teve oportunidade de acompanhar a repercussão de sua descoberta e a evolução dos antibióticos, medicamentos que permitiram curar doenças graves, como a tuberculose.

Leave a Reply