OBAMA VISTO DO INTERIOR. OBAMA FACE À EVOLUÇÃO DA REPARTIÇÃO DO RENDIMENTO – 2ª PARTE – A SOBREVIVÊNCIA DOS MAIS RICOS

02

Selecção, tradução e introdução por Júlio Marques Mota

Map_of_USA_with_state_names_svg

Obama visto do interior, Obama face à evolução da repartição do rendimento

2ª Parte –  A sobrevivência dos mais  ricos 

Parte II

(continuação)

3. Nunca os tempos foram tão bons para se enriquecer

Gráfico: Nunca houve melhor tempo para se ser rico

Dave Gilson, The Mother Jones, 25 de Setembro de 2014

Obama - interior - XIII

Nós estamos hoje a apresentar um novo gráfico quanto ao estado de desigualdade  do rendimento. O gráfico de ontem  mostrava como é que os  mais ricos dos ricos usufruíram de enormíssimos  ganhos de rendimento durante décadas. .

Mas esperem, dir-nos-ão, isso não foi sempre assim ? Sim e não. Dito de outra forma, nunca houve mau  tempo na América para se enriquecer . Mas algumas  vezes este enriquecimento é mais fácil que noutras.  De facto, o melhor dos tempos  pode ser considerado o de agora, especialmente quando se tem em conta  a quantidade de rendimento total controlado  pelos 1 por cento mais ricos da população americana  e isto desde os tempos coloniais (incluindo a antiga Roma, por comparação:

Obama -interior - XVI

Sources: Rome: Walter Scheidel and Steven J. Friesen; US in 1774 and 1860: Peter H. Lindert and Jeffrey G. Williamson; US in 1929-2012, Emmanuel Saez and Thomas Piketty (Excel)

Illustrations and infographic design by Mattias Mackler​

 4. Gráfico: Estamos a trabalhar mais e a ganhar menos

Dave Gilson, Mother Jones, 26 de Setembro de 2014

Obama - interior - XIII

Nós estamos a colocar um gráfico por dia  sobre a situação actual quanto  à desigualdade da repartição do rendimento e durante duas semanas . O gráfico de ontem contava a história dos  1 por cento, de Roma antiga até  hoje.

Hoje, um outro olhar de como os rendimentos da classe média estiveram como que colados ao ponto morto quando o resto da economia estava a crescer. Em 2012, o rendimento familiar mediano (ajustados pela  inflação) desceu para o  valor  que se  verificou  em 1996.

Obama -interior - XVII

Fontes utilizadas no artigo: Household income: US Census; economic growth: St. Louis Fed; 1 percent: Emmanuel Saez and Thomas Piketty (Excel); corporate profits: St. Louis Fed

Illustrations and infographic design by Mattias Mackler

Site onde está disponível este artigo: Dave Gilson, You’re Working More But Earning Less, Mother Jones, 26 de Setembro de 2014, cujo endereço electrónico  é:

http://www.motherjones.com/mojo/2014/09/income-inequality-working-

(continua)

________

Para ver a Parte I deste trabalho de Dave Gilson, publicada ontem em A Viagem dos Argonautas, vá a:

http://aviagemdosargonautas.net/2014/10/02/obama-visto-do-interior-obama-face-a-evolucao-da-reparticao-do-rendimento-2a-parte-a-sobrevivencia-dos-mais-ricos/

1 Comment

Leave a Reply