ASSOCIAÇÃO DE COMBATE À PRECARIEDADE – PRECÁRIOS INFLEXÍVEIS – NOVO CORTE DE 100 MILHÕES NOS MAIS POBRES. COMO? MOTA SOARES NÃO DIZ

banners-site-1-ano 22 de Outubro de 2014

794666-300x199

Novo corte de 100 milhões nos mais pobres. Como? Mota Soares não diz | Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis

Um dos maiores cortes que o governo quer aplicar no Orçamento de Estado de 2015 é nas prestações sociais. Serão 100 milhões de euros a menos para a área social, mas Mota Soares e a Ministra das Finanças não dizem como, nem a quem.

Falam apenas de uma formulação genérica: será um “tecto às prestações sociais não contributivas substitutivas do rendimento do trabalho”.

Bagão Felix diz que com esta formulação o corte só poderá ser no subsídio social de desemprego. Se assim for, esta prestação social que apoia quem não teve tempo de trabalho suficiente para garantir um subsídio de desemprego e quem já não recebe subsídio de desemprego.

Se assim for, este corte tem um público alvo: os precários, que têm períodos de trabalho intermitentes.

Maria Luís, ministra das Finanças, disse que ninguém pode acumular mais de 600€ de prestações sociais, mas quem é que acumula essa prestação quando o RSI médio, por exemplo, não ultrapassa os 88€/mês.

Em dois anos mais de 87 mil pessoas perderam o rendimento social de inserção e muitos milhares não recebem subsídio social de desemprego. Mas o governo quer cortar nos mais pobres quando diminuiu o imposto sobre os lucros das empresas.

Notícia aqui.

Leave a Reply

Discover more from A Viagem dos Argonautas

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading