NESTE DIA… 28 de DEZEMBRO de 1935, nasceu Fernando Lopes

Neste dia... - João - II

fernando lopes - V

Fernando Marques Lopes nasce em Maçãs  de Dona Maria, no concelho de Alvaiázere. Vive com uma tia em Ourém até aos dez anos, altura em que vem para Lisboa juntar-se à mãe. Começa a trabalhar muito jovem, estuda no ensino técnico, e desde cedo que se interessa por fotografia e imagem. Pertenceu ao Cineclube Imagem, quando este era dirigido por José Ernesto de Sousa. Em 1957 ingressa nos quadros da RTP. Aos vinte e quatro anos, com uma bolsa do Fundo de Cinema frequenta a London School of Film Technic, obtendo o diploma de realizador de cinema, e estagia a seguir na BBC. Em 1964, realiza Belarmino, uma média-metragem sobre a vida do pugilista Belarmino Fragoso. Este filme, com Dom Roberto (1962), de José Ernesto de Sousa, e Verdes Anos (1963), de Paulo Rocha, marca o arranque do Novo Cinema português, inspirado no cinema neo-realista italiano e na Nouvelle Vague francesa, e que dá sequência à obra de crítica social de Manuel Guimarães.

Em 1965, Fernando Lopes faz um estágio em Hollywood. Em 1971, conclui Uma Abelha na Chuva, inspirado no romance de Carlos de Oliveira. No pós 25 de Abril de 1974, realiza mais onze filmes, destacando-se Crónica dos Bons Malandros (1984), inspirado na obra homónima de Mário Zambujal, e em 2002, com argumento de Vasco Pulido Valente, O Delfim, inspirado no romance de José Cardoso Pires.

Fernando Lopes é fundador da RTP2, que dirige durante a década de 1980. O seu cunho pessoal vale àquele canal de televisão ser conhecido durante vários anos por Canal Lopes. Ensina cinema durante vários anos na Escola Superior de Teatro e Cinema.

Morre em Lisboa a 2 de Maio de 2002.

1 Comment

Leave a Reply