É TEMPO DE ELEIÇÕES NA GRÉCIA. É TEMPO DE OS POVOS EUROPEUS DIZEREM NÃO À CORDA QUE A TODOS APERTA O PESCOÇO E OS ASFIXIA. É TEMPO DE GRITAREM: LIBERDADE. E O POVO GREGO CONFIRMOU-O NAS URNAS, ONTEM. UMA VIAGEM POR DIVERSOS PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA É O QUE AQUI VOS PROPOMOS. ESTAÇÃO DE DESTINO, HOJE: A SITUAÇÃO QUE SYRIZA VAI ENCONTRAR NA GRÉCIA.

Falareconomia1 Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

mapagrecia

É tempo de eleições na Grécia. É tempo de os povos europeus dizerem não à corda que a todos  aperta o pescoço e os asfixia. É tempo de gritarem: Liberdade. E o povo grego confirmou-o nas urnas, ontem.

Uma viagem por diversos países da União Europeia é o que aqui vos propomos. Estação de destino, hoje: a situação que Syriza vai encontrar na Grécia.

 A austeridade na Grécia

Tejvan Pettinger, Greece austerity

Economics.help, 26 de Janeiro de 2015 

 

A Grécia é um exemplo muito bom dos  danos provocados que a  política de  austeridade pode fazer à economia e ao tecido social dos países  onde é aplicada. Em primeiro lugar a austeridade grega é quase que sem precedentes nos seus objectivos e na sua intensidade.

Despesas e receitas públicas na Grécia

Greece government spending and revenue

pettinger - I

Source: Statista, portal de estatísticas. Disponível em:

http://www.statista.com/statistics/275335/government-revenue-and-spending-in-greece/

A despesa pública na Grécia foi cortada de 120 milhares de milhões em 2008 para  90 milhares de milhões em  2014.

Para colocar estes dados no seu contexto  – os anos britânicos de “austeridade” viram aumentar a despesa pública de  £522 mil milhões  em 2007 /08 para os £722  mil milhões em 2013 /14 .

Um corte de 25% em termos nominais nas despesas públicas é uma situação bastante rara. Adicionalmente, a economia grega foi sujeita  igualmente a outras dificuldades que contribuíram para  um ainda mais baixo crescimento económico.

  • Devido às taxas de inflação mais altas, a Grécia ficou sujeita a  uma diminuição na sua competitividade. Porque estava no Euro a Grécia não poderia desvalorizar  a sua moeda (o euro)  e isto  conduziu a um grande défice na sua balança  corrente – mais baixas exportações  e uma procura nacional de bens produzidos internamente mais baixa. reduzida.

  • Nenhum controle sobre a política monetária. O aumento das taxas de juro pelo BCE decido em 2011, e este tem,  até muito recentemente, rejeitado toda e qualquer forma de quantitative easing   para ajudar   a impulsionar a procura  nacional na Europa do Sul.

 Custo da Austeridade

O custo desta austeridade tem sido enorme em termos da economia, em termos da agitação social e económica.

pettinger - II

Source: wikipedia

Em particular, o desemprego aumentou para um dos valores mais altos no mundo, – 27%, criando uma verdadeira crise económica e uma redução da actividade económica normal.

pettinger - III

Greece GDP – 20% fall in GDP. Much bigger than predicted by EU. Source

 

A Grande Depressão na Grécia

A dívida do sector público na Grécia em percentagem do PIB

pettinger - IV

Spitzl

Apesar de todas as medidas de austeridade na Grécia, a diminuição na dívida pública de Grécia em percentagem do PIB tem tido uma evolução muitíssimo lenta. Isto deve-se também ao facto de que a queda do PIB, no denominador daquele rácio, torna muito difícil a descida do rácio Dívida Pública/PIB . Este é um custo da austeridade – se esta conduz a uma baixa do PIB, então a  austeridade  transforma-se numa espiral recessiva: a austeridade conduz à descida do PIB, a descida do PIB conduz à alta da relação Dívida/PIB , e esta alta, por seu lado e no respeito aos critérios exigidos pela União Europeia,  exige   mais austeridade e assim sucessivamente, numa espiral sem fim.

Grécia e o Euro

Em 2011, eu escrevi um texto  sobre se a Grécia deveria ou não sair do  Euro?

Há alguns custos que são tremendos se a Grécia deixar  o Euro. Em particular, há o perigo do capital fugir, “ de voar para a qualidade” como agora se diz,  a procurar proteger  as suas poupanças deslocando o dinheiro para o exterior para uma conta bancária num banco da zona euro.

Contudo, para quem já viveu  oito anos sob dura austeridade, é compreensível que as pessoas pensem, basta, é demais.  Sim, haveria alguns custos  curto prazo nesta saída do euro, mas o Euro não tem funcionado na Grécia [ dada a situação da economia grega antes e depois da entrada no euro e dada as vias que no Euro se encaram como meio de  resolver a crise] .  O estar nestas condições no Euro foi incrivelmente prejudicial para a Grécia.  E mesmo se a Grécia ultrapassasse esta crise, não há nenhuma garantia que ela não venha a estar na mesma situação no futuro

Em 2009, as autoridades da União Europeia afirmaram que  “o importante a fazer”     era continuar aa aplicar a política de austeridade. Mas, esta não era uma coisa importante. A diminuição no PIB  era muito maior do que o que essas autoridades estimaram quando desenharam estas políticas (embora para  muitos economistas era bastante óbvio o que aconteceria a uma economia em  depressão quando  adicionalmente cortasse tão severamente nas despesas públicas .

É na verdade uma verdadeira vergonha que se tenha imposto à  Grécia a política de austeridade que aí se praticou  desde há  já cinco anos.  Ninguém beneficia com  o facto de se ter destruído uma economia, um país, como se fez com a Grécia.

 

Tejvan Pettinger,  Greece austerity, blog Economics help blog,  26 de Janeiro de 2015. Texto disponível em: http://www.economicshelp.org/blog/12814/debt/greece-austerity/

 

 

Leave a Reply