NESTE DIA… Nasceu Berthold Brecht

nestedia3

Imagem1Berthold Brecht  nasceu em 10 de Fevereiro de 1898 na cidade bávara de Augsburg e morreu em Berlim Leste em 14 de Agosto de 1956. Poeta, dramaturgo, encenador, talvez o mais destacado homem de teatro do século XX. As suas peças, as suas encenações e os seus trabalhos teóricos sobre arte dramática, tornaram-no numa figura ímpar do teatro do seu tempo – dizer Brecht é dizer teatro moderno, inovação.

Ainda jovem, adere ao marxismo e vive o período histórico da República de Weimar e a ascensão do nazismo pondo em prática os ensinamentos que colhera de Piscator, Mayerhold e de outros grandes teóricos. Brecht reintroduziu na dramaturgia contemporânea o conceito de teatro épico

As suas primeiras peças, Baal – 1918-26 e Tambores na Noite (Trommeln in der Nacht) 1918-20 foram levadas à cena em Munique, mas o seu primeiro grande sucesso é a peça Im Dickicht der Städte estreada em Berlim. Porém, a chegada de Hitler ao poder, em 1933, determinaria o exílio de Brecht – depois de percorrer diversos países europeus, fixa-se nos Estados Unidos. Algumas das suas principais obras: Um Homem é um Homem, Mãe Coragem e os seus Filhos, A Vida de Galileu, O Círculo de Giz Caucasiano, A Boa Alma de Setzuan, A Ópera de Três Vinténs.

Em Janeiro de 1949, com sua mulher, a grande actriz Helene Weigel, fundou em Berlim a companhia de teatro Berliner Ensemble, onde exibiu as suas peças, encenando-as de acordo com as suas concepções.

 

1 Comment

Leave a Reply