“European Superkids Online” é um projecto integrado do Programa Daphne III, financiado pela Comissão Europeia, que tem como principal objetivo o fortalecimento das crianças contra a violência online, através de módulos e-learning. Los países e organizações que conjuntamente colaborado neste projecto foram a Itália (Save the Children Italy), Polonia (Nobody´s Children Foundation), Dinamarca (Save the Children Denmark) y Espanha (PROTEGELES).
A ampla difusão das novas tecnologias tem permitido o aparecimento e a expansão de fenómenos como o ciberbullying, as usurpações de identidade, as ameaças, calúnias, injurias, etc.
Dentro de este Projecto, cada país personalizou os temas a tratar em função das necessidades detectadas entre as crianças e jovens. Em Espanha, com PROTÉGELES, os módulos e-learning estão especificamente desenhados e adaptados para os menores de 10 a 13 anos. Os pais, professores y educadores podem fazer uso destes módulos.
Podemos definir a privacidade como o âmbito da vida pessoal do individuo a que se tem direito a proteger de qualquer intromissão.
No podemos falar de privacidade sem fazer referência ao direito à Intimidade e Protecção de Dados.
Este guia pretende ser um recurso útil para facilitar aos docentes esta tarefa: a formação de los alunos/as no USO SEGURO e RESPONSÁVEL das novas tecnologias, centrando-se nos aspectos mais importantes: a prevenção do ciberbullying e a importância de cuidar da privacidade na Internet.
Como prevenir, então?
Não se supõe que as novas tecnologias sejam um problema em si mesmas, e para os jovens converteram-se em algo irrenunciável. Consideram-nas básicas e a sua utilização está perfeitamente integrada nas suas vidas. Torna-se necessário pois prevenir as situações de risco, para o que disporemos de duas poderosas ferramentas: a informação e a educação. Se os jovens conhecerem os riscos e as consequências de fazer um mal uso das TIC, e souberem também como actuar e a quem dirigir-se em caso de necessidade, a navegação pela Internet será para a maioria tão satisfatória como qualquer outra actividade saudável.