“VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES”, FILME PÓSTUMO DE MANUEL DE OLIVEIRA, DIA 4 DE MAIO, ÀS 18:30, NO PORTO E DIA 5, ÀS 21:30, EM LISBOA

Realizado no início dos anos oitenta para ser visto como filme póstumo, VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES levou Manoel de Oliveira a filmar a casa da Rua Vilarinha, no Porto, projectada pelo arquiteto José Porto, que fez construir e foi a sua casa de família desde que se casou em 1940 e durante cerca de quatro décadas mas foi forçado a vender (a “casa da Vilarinha” foi recentemente classificada imóvel de interesse público, também pela sua histórica ligação ao modernismo português e pela sua singularidade como obra arquitectónica, a que estiveram ligados, para além de José Porto, os arquitectos Viana de Lima e Cassiano Branco).

xtporto

Manoel-de-Oliveira-Film-Postumo

Entre os momentos associados à vida nessa casa está a reconstituição da detenção de Oliveira pela PIDE, em 1963, altura em que conheceu o escritor Urbano Tavares Rodrigues. Na obra de Oliveira, é o filme seguinte a FRANCISCA, a partir de um argumento próprio com texto de Agustina Bessa-Luís, fotografia de Elso Roque, som de Joaquim Pinto e montagem coassinada com Ana Luísa Guimarães. VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES é um filme autobiográfico, de “memórias e confissões”, facto que esteve na origem da vontade do realizador em mantê-lo inédito durante o seu tempo de vida. “Uma casa é uma relação íntima, pessoal, onde se encontram as raízes”, “a meu pedido, a Agustina fez um texto, muito bonito, a que chamou Visita. E eu acrescentei-lhe algumas reflexões sobre a casa e sobre a minha vida” (Manoel de Oliveira).

No Porto, no Teatro Rivoli  dar-se-á a estreia mundial,dia 4 de Maio, pelas 18:30 horas e as entradas são gratuitas, devendo os interessados levantar os bilhetes, num máximo de 2 por pessoa, nas bilheteiras daquele cinema, a partir das 17:30 horas, do dia em que vai ser exibido.

 Em Lisboa, na Cinemateca, dia 5 de Maio, às 21:30, na sala M. Félix Ribeiro, não havendo informação quanto ao preço.

 

 

Leave a Reply