MILÃO: ABRIU A EXPOSIÇÃO UNIVERSAL – AFP, REVISTA CAUSEUR

Falareconomia1

 Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

 

pezzo-620x163

 

Milão: abriu a Exposição Universal

AFP, Revista Causeur, Milan: l’Exposition universelle est ouverte

1 de Maio de 2015

A Exposição universal de Milão abriu hoje as suas portas para seis meses de debates e de festividades em redor da agricultura e da alimentação, sobre as quais plana contudo a sombra das manifestações anunciadas pelos opositores.

Plena de retumbantes escândalos de corrupção, as obras acumularam vários atrasos, e os trabalhadores revezaram-se quase 24 horas por dia desde há vários meses.

A realização do projecto contudo suscitou numerosas controvérsias no país. Para além dos escândalos e dos atrasos, alguns ficaram perturbados com a presença marcada de grandes multinacionais da indústria agro-alimentar entre os patrocinadores e participantes.

Numa mensagem vídeo aquando da inauguração, o papa François defendeu igualmente que esta Exposição seja aproveitada como uma grande oportunidade para acabar com “o paradoxo da abundância” que conduz mais ao desperdício do que à solidariedade.

Evocando “os rostos dos milhões de pessoas que hoje passam fome”, o Papa pediu a cada visitante “que sentisse a presença destes rostos, uma presença escondida mas que realmente deve ser a verdadeira protagonista”.

A principal incógnita que pesa sobre o sucesso do dia refere-se à jornada “o May Day”, a manifestação do movimento de cidadania  Não à Exposição e outros militantes que começaram a reunir-se num ambiente festivo no início da tarde para desfilar na cidade, onde se temem incidentes.

Os defensores do Não à Exposição, que denunciam o desperdício de dinheiro público e o recurso à trabalhadores precários e voluntários, efectuaram u ontem a sua primeira acção com uma manifestação de estudantes que deu lugar a alguns incidentes.

AFP, Revista Causeur, Milan: l’Exposition universelle est ouverte

http://www.causeur.fr/milan-exposition-universelle-pape-francois-32623.html

________

Ver também:

http://www.italia43.com.br/culture/10971/expo-2015-o-mundo-reune-em-milao/

http://noctulachannel.com/expo-2015-milao-alimentacao-sustentavel/

http://www.publico.pt/economia/noticia/oito-milhoes-de-euros-afastam-portugal-da-expo-universal-de-milao-1686917

 

Leave a Reply