“GAMELÃO DE PORCELANA E CRISTAL”, DE 18 A 29 DE MAIO NO PARQUE DAS DEVESAS EM FAMALICÃO

Uma primeira versão do Gamelão de Porcelana e Cristal germinou em 2011, na performance Um Plácido Domingo, no âmbito do projecto Opus Tutti. Desde aí o Gamelão de Porcelana e Cristal tem sido abordado de várias formas, desde o formato instalação ao formato workshop/acção de formação, proporcionando experiências a um público vasto e diverso, desde crianças pequenas, famílias, escolas dos diversos graus de ensino, pessoas com necessidades especiais a profissionais (músicos, educadores, artistas).

dsc_0141

Tem sido também apresentado como instrumento principal em concertos ou espetáculos transcidiscplinares em conjugação com outras artes e outros instrumentos musicais ou eletrónica. O Gamelão de Porcelana e Cristal é um projeto de investigação artística, realizado em parceria pela Companhia de Música Teatral, a Universidade de Aveiro e a Vista Alegre Atlantis. Pretende catalizar novas práticas performativas e explorar um território interdisciplinar que permita gerar e testar ideias ao nível da composição musical, escultura, criação de novos instrumentos, pedagogia, da comunicação interpessoal, dos materiais, da acústica e do design.

A Companhia de Música Teatral pretende dar continuidade a este trabalho, seleccionando parceiros com interesse em acolher o Gamelão de Porcelana e Cristal durante as próximas residências; e desenvolvendo projectos criativos inspirados nas ideias desenvolvidas no Gamelão de Porcelana e Cristal, mas que usem recursos existentes nos locais onde se realizem.

O Gamelão de Porcelana e Cristal soa de forma única, porque combina vários tipos de timbres e porque é usado em estrita relação com a noção de espaço e percurso. No trabalho musical com este recurso são usadas estratégias exploratórias e criativas e criados mecanismos de estruturação de ideias musicais não dependentes de notação e que se baseiam na ideia de colaboração e comunicação interpessoal. Isso permite que pessoas sem treino musical formal se possam expressar musicalmente, bem como as com formação mais avançada, que encontram neste instrumento desafios originais e interessantes.

De 18 a 22 Maio, das 16 às 19;

De 25 a 29, das 10 às 12 e 18-19;

23,24 e 30 das 15 às 18 h

Leave a Reply