PARTIS – A ARTE COMO MOTOR DE INCLUSÃO E MUDANÇA SOCIAL por clara castilho

O PARTIS é um programa que permite tornar realidade a nossa convicção de que a arte é motor de inclusão e mudança social, pelo seu poder único de unir as pessoas.

Foi desenhado para apoiar Projectos que utilizem as práticas artísticas – música, fotografia, vídeo, teatro, dança e circo – como ferramentas que criem pontes entre comunidades que habitualmente não se cruzam.

partis

 De entre mais de 200 candidaturas, foram seleccionados 17 projectos de norte a sul de Portugal, representando um investimento de cerca de um milhão de euros por um período de 3 anos.

O PARTIS concluiu o seu primeiro ano de vida tendo dinamizado aproximadamente 4250 actividades, organizado 117 eventos públicos e chegado a cerca de 2700 participantes.

Durante o ano de 2014, 17 histórias de humanidade nasceram de projectos artísticos que envolvem grupos vulneráveis, tais como, entre outros, os 200 jovens institucionalizados que têm oportunidade de se expressar e libertar através da fotografia, os 15 refugiados de diferentes origens que contracenam no mesmo palco, os 50 reclusos que estão a produzir e a interpretar uma ópera ou os 10 sem-abrigo que colaboraram na produção de um grande festival de Lisboa.

 
Projectos apoiados:

Integrar pela Arte – Este Espaço que Habito

 Sons à Margem

 Festival de Música de Setúbal e Ensemble Juvenil

Orquestra Geração Centro Cultural de Amarante

 Mala Mágica – Artes Circenses para a Cidadania

 Ópera na Prisão: D. Geovanni 1003 – Leporello 2015

 IBISCO – DE (Departamento Educativo)

Mãos que cantam

 Refúgio e Teatro: dormem mil gestos nos meus dedos

Há festa no Campo

 O mundo à nossa volta

Companhia Limitada

 CBR Linhas Art Lab

URB

MARGENS – Entre o Artístico e o Social / Um Projeto de Empatias

 Daqui p’ra cá

Vitória 28

Leave a Reply