COMUNIDADE ISMAILI PASSA A TER LÍDER A VIVER EM PORTUGAL. O QUE TODOS TEMOS A GANHAR?

Foi assinado um acordo Estado Português e pelo princípe Aga Khan no passdo dia 3 de Junho para estabelecimento da Sede formal do Imamat Ismaili em Portugal . O Acordo entrará em vigor após a sua aprovação pelo Parlamento e ratificação pelo Presidente da República.
centroismailiO líder Espiritual (Imam) dos Muçulmanos Shia Ismaili, Aga Khan, realçou com satisfação que o Acordo representa um marco histórico nos mais de 1400 anos da história do Imamat Ismaili. O Príncipe Karim al-Hussayni é líder da Comunidade Muçulmana Ismaili desde 11 de julho de 1957, com o título de Aga Khan IV, o 49º Imam. Nas suas visitas ao nosso país é recebido com honras de Chefe de Estado. O Acordo resultará numa intensificação da cooperação entre Portugal e o Imamat Ismaili no apoio à pesquisa e à sociedade do conhecimento assim como na melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Portugal.

Os Ismailis são uma comunidade Shia etnicamente e linguisticamente diversificada, que reside em vários países do mundo. Na Europa, Portugal tem uma das maiores concentrações de Muçulmanos Ismailis. A residência oficial do príncipe passará também a ser Portugal, onde vivem sete mil ismailis Khoja. O acordo trará para Portugal investimentos de centenas de milhões de euros.

 De acordo com a investigação de Nádia Carina Silva, no Instituto Superior de Ciências e Tecnologias, com o título“ Os Ismailis e os Lisboetas: duas faces da mesma moeda”, “a comunidade Shia Imami Ismaili instalou-se em Portugal após a queda da ditadura Salazarista, em 1974. Integrados na sociedade e contribuindo para o desenvolvimento do país, os Ismailis não se afastam da sua vida em comunidade, praticando voluntariado e interagindo entre si, no dia-a-dia, dentro e fora do Centro Ismaili de Lisboa. A comunidade, apesar do seu desenvolvimento e da evolução das suas instituições, que desempenham o seu papel na melhoria da qualidade de vida dos portugueses, continua a passar despercebida aos olhos dos lisboetas. Apenas uma pequena parte da amostra conhece a comunidade e adjectiva positivamente os Ismailis.”

De acordo com artigo da “ Visão” ,“a construção das novas instalações da sede e da residência oficial do príncipe, bem como a deslocação das centenas de funcionários que trabalham nas agências da Rede para o Desenvolvimento Aga Khan (nas áreas da educação, cultura ou combate à pobreza) serão as obras mais imediatas. Os maiores investimentos chegarão depois, em investigação científica e Medicina, bem como na cooperação para o desenvolvimento – com países como Moçambique a colherem também benefícios”.

 A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento conta com uma presença activa de várias décadas no país, tendo iniciado a sua actividade com a Fundação Aga Khan Portugal, que actua desde 1983, tendo sida em 1996 oficialmente reconhecida, por decreto-lei, como uma Fundação Portuguesa. As actividades da Fundação em Portugal vão desde a investigação à intervenção inovadora nas áreas da educação de infância e nas respostas à exclusão social e pobreza urbana. É de realçar o programa K’CIDADE- um Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano, cujas actividades têm sido uma mais malia para todos os cidadãos, intervindo a nível comunitário, num trabalho que comprovo ser uma fonte de inspiração e de impulsos para com os outros parceiros. Da comunidade.

É a partir desta análise que me atrevo a dizer que sim, todos temos a ganhar com este acordo e este maior investimento no nosso país. Assim, também, saibamos corresponder.

 

 

4 Comments

  1. Boa tarde ! Gostaria de entrar em contacto com uma pessoa da fundação “Aga Kan”.
    Agradeço desde já
    Maria Celeste

Leave a Reply