ATÉ 25 DE JULHO, FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE GAIA

Iniciou-se a 10 de Junho mas vai até dia 25 de Julho , o 22º Festival Internacional de Música de Gaia.

Promovida pela Câmara Municipal, esta iniciativa – que decorrerá em vários edifícios emblemáticos do município – pretende fazer chegar a toda a população um estilo musical de alta qualidade e coerência, através da escolha de nomes imponentes do panorama musical internacional.

fimgjpn

O Festival Internacional de Música de Gaia 2015 contará com a atuação dos mais consagrados pianistas, como o austríaco Paul Badura-Skoda, a lituana Vita Panomariovaite, o espanhol Angel Gonzalez e ainda o português António Rosado. Ao longo de quase dois meses o público terá acesso a vários espetáculos de reconhecida qualidade. O cartaz representa uma clara aposta na diversidade – embora assente no registo clássico –, que vai deste o tango ao piano, passando pela música de câmara, pela ópera e até pelas tribunas de jovens intérpretes.

De entre todos os momentos musicais que o evento oferece, destaque para uma iniciativa mista que irá aliar uma conferência e um concerto, intitulada «A ópera na obra na Eça de Queirós». Mário Vieira de Carvalho, musicólogo e autor português, será o conferencista encarregue de dirigir o momento.

São 11 as atuações previstas no cartaz, que irão realizar-se invariavelmente às 21h30, e irão decorrer em espaços culturais do concelho escolhidos criteriosamente, como o Convento Corpus Christi, o Auditório Municipal de Gaia, o Cine Teatro Eduardo Brazão, a Casa Museu Teixeira Lopes e o Auditório Fernanda Correia.

27 junho, 21h30, Auditório Fernanda Correia: Música de Câmara

 4 julho, 21h30, Auditório Fernanda Correia: Noite de Espanha

11 julho, 21h30, Espaço Corpus Christi: Conferência/concerto “A Música na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto”

 15 julho, 21h30, Casa-Museu Teixeira Lopes: Tribuna de Jovens Intérpretes

 18 julho, 21h30, Auditório Municipal de Gaia: Conferência/concerto “A Ópera na Obra de Eça de Queirós”

 23 julho, 21h30, Claustros do Mosteiro de Grijó: “Soirée” Musical

 25 julho, 21h30, Auditório Municipal de Gaia: Recital de piano

Leave a Reply