TSIPRAS ATORDOADO, TSIPRAS AGRILHOADO: CREDORES DIZEM QUE “NÃO VALE A PENA HAVER ELEIÇÕES” EM PAÍSES SOB A CONDIÇÃO DE RESGATE – por TYLER DURDEN

mapagrecia6

Selecção, tradução e nota introdutória por Júlio Marques Mota

tyler-durden

Tsipras atordoado, Tsipras agrilhoado: Credores dizem que “Não vale a pena haver eleições” em países sob a condição de resgate

zero hedge

tyler durden - I

Tyler Durden,  Tsipras Stunner: Creditors Said “There Is No Point In Holding Elections” In Bailed Out Countries

ZeroHedge, 14 de Julho de 2015

 

Enquanto que o ministro das Finanças da Alemanha Schäuble está prestes a explodir e a arrancar os poucos cabelos que ainda  tem na cabeça,  depois de ler a mais recente provocação de Tsipras,  em  que  este  disse, de acordo com a Reuters, que:

  • O primeiro-ministro grego Tsipras  diz que assinou um acordo em que não acredita mas sobre o qual está disposto a implementá-lo  e a  assumir as suas responsabilidades.

Deve ser o povo grego que está a sofrer por um outro abalo, um pontapé nas costas muito maior,  quando o Primeiro-ministro falou numa entrevista de televisão: uma admissão proferida pelo primeiro-ministro que escolheram, de que   a Grécia, como uma nação soberana, já não existe:

  • O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras disse numa mensagem que em países  sob a  condição de resgate não vale a pena haver eleições.

Assim a “Troika”   tornou claro que nos países sob ajuda, tal como a Grécia estava e estará, de novo,  por um tempo indeterminado,  acabou a democracia  e o país transformou-se numa divisão soberana de alguns burocratas não eleitos, e é o “primeiro ministro grego” quem acaba de  admitir  que agora já não é nada, que agora não é mais do que apenas  um fantoche dos novos líderes não eleitos de Grécia. E é assim.

A boa notícia, pelo menos para aquelas que procuram ligar as coisas,  é que podemos  fechar o livro sobre o qual  Schäuble estava a falar quando disse que “Aber glauben Sie mir, das Problem is lösbar” nesta entrevista de 2011 com  Welt am Sontag:

Schäuble: “Nós decidimos chegar a uma união política através de uma união económica e monetária. Nós tivemos a esperança – e nós ainda hoje a temos  – de que o Euro nos  levará  gradualmente até à união política. Mas ainda aí  não chegámos  e isso é  uma das razões pelas quais os mercados estão desconfiados. . 

Welt am Sonntag: “ Assim os mercados forçar-nos-ão agora  a  uma união política?”

Schäuble: “A maioria de Estados-membros não está  ainda  totalmente  preparada  para aceitar as limitações necessárias da soberania nacional. Mas pessoalmente acredito    que o problema pode ser resolvido.

E a este nível vale a pena citar o que disse o presidente  da Letónia, Berzins, há duas semanas:

 [a dívida grega] é tão grande que todos compreendem  que não irá ser reembolsada …. Os empréstimos à Grécia apenas compraram o tempo de modo que aqueles que estão  no poder não tivessem que tomar decisões. Isto é como um jogo: quem pode aguentar mais tempo  sem mostrar   que este dinheiro está  perdido? Esta carga tornou-se ainda maior e não há obviamente nenhuma possibilidade de a reembolsarem…. A depreciação (alívio ou perdão)  acontecerá depois da falência do Estado grego.

Talvez  isto signifique apenas  que a democracia  está a  morrer  oficialmente no país em que nasceu, um país que está em vias de demonstrar   muito claramente ao resto do mundo que aqui e agora  os  bancos tem infinitamente mais poder e suportes  que as nações “soberanas”.

Quanto aos gregos: apreciem agora o  seu estatuto oficial  “cidadão de segunda categoria” enquanto escravos dos burocratas de Bruxelas mesmo enquanto cada um de nós possa liquidar os mais valiosos activos de que dispõe  e se entregue o ouro que se tenha  para ter a generosidade e a honra de  estar a pagar a dívida da Troika.

Zero Hedge, Tsipras Stunner: Creditors Said “There Is No Point In Holding Elections” In Bailed Out Countries. Texto disponível em:

http://www.zerohedge.com/news/2015-07-14/tsipras-stunner-creditors-said-countries-under-bailout-there-no-point-holding-electi

Leave a Reply