CARTA ABERTA DE UM CIDADÃO GREGO A ALEXIS TSIPRAS – pela redacção de OKEANEWS – VINCENT VAURY

mapagrecia6

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

Tsipras - II
Alexis Tsipras à la Vouli, le 8 février 2015

Carta aberta de um cidadão grego a  ALEXIS TSIPRAS

 La Rédaction, Vincent Vaury, Lettre ouverte d’un citoyen grec à Alexis Tsipras

 Okeanews, 22 de Julho de 2015

 

Na terça-feira  21 de Julho, no  « Journal des rédacteurs » (Efimerida ton Syntakton), Vassilis Protopapas, cidadão grego e advogado  de profissão, publica uma carta aberta a  Alexis Tsipras.

Nesta carta, Vassilis Protopapas explica ter ficado emudecido em primeiro lugar pela emoção. Alexis Tsipras é como ele um cidadão comum que viveu os 5 últimos anos do Memorandum em toda a sua brutalidade. É este sentimento de proximidade que lhe deu desejo de se dirigir directamente a Alexis Tsipras.  Desejava igualmente por esta via exprimir certos receios, nomeadamente o de  ver desmoronar o capital político que Alexis Tsipras tinha construído.  

Para ele, se a Grécia e o governo perderam uma batalha, isto não  significa que perderam a guerra. É por esta razão que  exorta através desta carta aberta o Primeiro Ministro a prosseguir o seu combate, não obstante as perdas, sem estar a esquecer o que constitui as bases políticas de SYRIZA, nomeadamente a sua ancoragem entre as pessoas comuns.

 

Carta aberta a  Alexis Tsipras

Senhor Primeiro-ministro ,

Dirigir-vos uma carta , senhor Primeiro Ministro, não tem nada a ver com os meus hábitos, e não sou dos que pensam que as opiniões pessoais possam alterar a situação ou influenciar as tomadas de decisão. E,  no entanto, somos  nós, os cidadãos deste país, que suportam esta realidade que resulta de uma conjuntura sem precedentes.

A mundialização já não está  às nossas portas, ela paira  acima das nossas cabeças. Vivemos cada dia sob a pressão e os efeitos de um sistema de  funcionamento violento da economia europeia e mundial, que não esmaga   apenas  os homens, mas também os países inteiros, à imagem do nosso país, a Grécia.

Nestas condições, foi na base da  experiência pessoal que a minha curta existência biológica me confere,  e tendo em vista a nossa história, que a minha forma de pensar foi moldada. As soluções “sobre o papel”, ainda que possam provisoriamente ser aplicadas, não representam a solução adaptada, na minha opinião,  ao problema político de que enfrentam  o país, o vosso governo, o partido do SYRIZA e todos nós, cidadãos deste país.

Se eu tivesse que  apreciar positivamente o seu  papel no sistema político grego, sublinharia primeiro a sua faculdade de ir bem para  lá das diferenças e dos desacordos para  melhor fazer a síntese, o  que lhe  permitiu criar com os vossos camaradas o partido SYRIZA  e, em   seguida,  conquistar o poder.

Seria trágico perder esta arma nas circunstâncias actuais, e que à força de decisões contraditórias, possa conduzir este partido e o nosso país para um  impasse.

A democracia parlamentar é um sistema que não deve conduzir ao  impasse, mas a vida e a história podem às vezes dar lugar a catástrofes e a  grandes  desgraças quando não se respeita a realidade ou mesmo  se chega a ignorar esta.

“Como chegámos até aqui?” A hora virá onde  iremos discutir sobre isto e estabelecer diferentes  análises. Em contrapartida, se destruirmos o que, com um enorme esforço,   construiu esta Esquerda que restabeleceu a verdade e reconheceu os erros de há 50 anos, verá repetir-se a história em toda a sua  amargura, como já aconteceu  muitas vezes.

Convido-o a agir mais uma vez como anticonformista, ultrapassando a lógica de compromissos sistemáticos e a não considerar os números como dados algébricos, mas a relativizá-los,  abrindo assim um campo do possíveis, para construir este grande projecto tanto esperado, no qual haverá  lugar para todos os que desejam contribuir para resolver as dificuldades monumentais que esperam a sociedade grega.

Não se deixe levar pela lógica das soluções todas feitas, a vida não as sente,  e os homens também  não são eles a propô-las.

Procure fazer sempre  a síntese e procure avançar evitando no máximo as perdas.

A sociedade e eu próprio, se mo permite,  não podemos suportar novas catástrofes, e tanto menos se estas tenham que ser  ratificadas pela Esquerda.

Respeitosos cumprimentos.

Vassilis I. Protopapas – Advogado

Ver em:

http://www.okeanews.fr/20150722-lettre-ouverte-dun-citoyen-grec-alexis-tsipras?utm_source=wysija&utm_medium=email&utm_campaign=News+du+jour#la-redaction

 

Leave a Reply