EDITORIAL – O PODER DE MATAR

logo editorial

Os Estados Unidos, por uma série de razões, são apontados como exemplo em todo o mundo. Para muita gente a grande potência da América do Norte é um modelo no que respeita a democracia e liberdades. Sem querer entrar em mais aspectos, será importante referir que aparecem constantemente na grande comunicação social notícias de matanças que ocorrem em escolas e outros locais do país. Nestas aparece um indivíduo, a maior partes das vezes um jovem, usando armas que encontrou na sua residência, disparando e causando vítimas entre professores e alunos de uma escola que frequentava, ou com que, pelo menos, tinha qualquer ligação. Muita gente, incluindo Barack Obama, presidente da república, fala na necessidade de impor restrições à proliferação de armas de fogo. Contudo, parece que também muita gente é da opinião contrária. E a NRA – National Rifles Association, com mais de cinco milhões de associados, forma um dos lóbis mais poderosos do país.

Um dos aspectos mais aflitivos deste gravíssimo problema é o elevado número de crianças e jovens vítimas de disparos acidentais ou propositados. Nos links abaixo podem ler-se alguns dados significativos, obtidos a partir do site da American Academy of Pediatrics. Não se pode esconder o horror que se sente com as notícias sobre os numerosos incidentes que ocorrem, que incluem reacções de defensores da liberdade de porte de arma. Entre estes, há quem defenda que a prevenção destes tiroteios passaria, não pela restrição do uso e circulação de armas, mas sim por toda a gente ter acesso a armas. A irresponsabilidade que revela esta opinião parece infelizmente estar bastante generalizada, e será partilhada até por candidatos à nomeação para a eleição do próximo presidente do país. Por outro lado, este tipo de incidentes parece começar a ter um número significativo de imitadores noutros países, mesmo em países que não estão envolvidos em qualquer tipo de guerra. Não será exagero levantar a hipótese de nesta situação pesar a influência da indústria de armamento.

https://www.aap.org/en-us/about-the-aap/aap-press-room/pages/Newtown-Anniversary.aspx

http://www.med.umich.edu/yourchild/topics/guns.htm

https://www.aap.org/en-us/about-the-aap/aap-press-room/pages/American-Academy-of-Pediatrics-Renews-Committment-to-Preventing-Gun-Injuries-in-Children.aspx

Leave a Reply