DIA 14 DE NOVEMBRO, ÀS 19H, LANÇAMENTO DO LIVRO DE PEDRO MEXIA “BIBLIOTECA”, NA FNAC CHIADO

“Biblioteca», de Pedro Mexia, chega às livrarias amanhã. O lançamento é no sábado, às 19h, na Fnac Chiado, com apresentação de Eduardo Lourenço.

image
Que livros compõem a biblioteca de Pedro Mexia? Através de uma selecção dos seus melhores textos sobre livros portugueses e estrangeiros, antigos e contemporâneos — de Aristóteles a Pessoa, de Dostoiévski a Houellebecq —, ficamos a conhecer a perspectiva única de um dos grandes intelectuais portugueses sobre nomes maiores da literatura, dos mais consagrados até aos imerecidamente obscuros.

Ficamos a saber que serão Tchékhov, Dostoiévski e Camilo Castelo Branco.

Pedro Mexia é licenciado em Direito e tem um mestrado em Estudos Americanos. Como cronista e crítico literário, colaborou em jornais como o Diário de Notícias, Público e Expresso. Publicou ainda vários livros de poemas. Após ter concluído os seus estudos secundários, ingressou no curso de Direito da Universidade Católica Portuguesa, que completou com sucesso. Prosseguiu para a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de onde arrebatou um mestrado em Estudos Americanos.

Pedro Mexia passou depois a colaborar com publicações como o Diário de Notícias , na qualidade de crítico literário, e a escrever artigos para a revista Grande Reportagem, vendida em conjunto com jornais como o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias. Debruçou-se entretanto para a poesia, estreando-se em 1998 na revista Colóquio. No ano seguinte publicou o seu primeiro livro, uma colectânea de poemas intitulada Duplo Império (1999).

Seguiram-se Em Memória (2000), Avalanche (2001) e Eliot e Outras Observações (2003).

Leave a Reply