COLÓQUIO “TEXTUALIDADE(S) & MEMÓRIA(S): PERMANÊNCIA, ROTURA, CONTROVÉRSIA (1945-2015)”, DIAS 19 E 20 NA FACULDADE DE LETRAS DO PORTO

19 e 20 de Novembro, Faculdade de Letras do Porto.

_MJR

Os investigadores do IELT Carlos Nogueira e Luís Tarujo participam no colóquio “Textualidade(s) & memória(s): permanência, rotura, controvérsia (1945-2015) – In honorem Maria João Reynaud”.

Luís Tarujo apresenta no dia 19 de Novembro, às 17h, a comunicação “«As palavras do olhar» – Ékphrasis em Fernando Guimarães” e Carlos Nogueira, no dia 20, às 11h30, a comunicação “Homossexualidade e homoerotismo na ficção de Valter Hugo Mãe”.

O objectivo do colóquio é reflectir sobre a história, a cultura, as artes e as letras em Portugal nos últimos 70 anos, procurando definir as linhas de força da cultura portuguesa contemporânea no espaço mais amplo do diálogo com outras culturas europeias e lusófonas.

Organizado pelo grupo ‘Memória, Literatura e Diálogo Internacional’, do CITCEM, o colóquio tem por objetivo refletir sobre a história, a cultura, as artes e as letras em Portugal nos últimos setenta anos, tendo como pano de fundo os acontecimentos que marcaram a cena nacional e internacional no mesmo período. As formas de textualização da memória nesses diversos domínios constituem a vasta paisagem cultural que se procurará analisar, na pluralidade das suas manifestações, a partir de uma perspetiva multidisciplinar.

O evento é dedicado a Maria João Reynaud, assinalando a sua recente jubilação como Professora da FLUP.

Leave a Reply