A 25 DE NOVEMBRO DE 1945 ERA EMITIDO PRIMEIRO PROGRAMA DE JAZZ, “HOT CLUB” por clara castilho

A Antena 2 dedicou parte da sua programação a este assunto. No site http://www.hcp.pt/public/uploads/newsletter/HotNews_10._versao_final.pdf

conseguimos as seguintes informações:

“….no dia 25 de Novembro de 1945, foi emitido na Emissora Nacional o primeiro programa “Hot Club”, da autoria de Luiz Villas-Boas, com actuação em directo do grupo Excêntricos do Ritmo acompanhado pelo violinista espanhol Jose Puertas . Nessa ocasião, o agrupamento participou numa sessão de gravação, da qual resultaram dois discos instantâneos cujo conteúdo permaneceu inacessível durante décadas mas que foi recentemente digitalizado no Instituto de Etnomusicologia da FCSH-UNL, ao abrigo do projecto “Jazz em Portugal: Os legados de Luiz Villas-Boas e do Hot Clube de Portugal.

villas_1982

…  a constituição dos Excêntricos do Ritmo, que integrava dois músicos portugueses, dois indo-portugueses e, frequentemente, outros músicos de Lisboa, como o espanhol Luís Sangareau, além de músicos de passagem, como Jose Puertas, constitui mais uma evidência das redes internacionais que Villas-Boas usou no início das actividades do HCP e que passaram também, por exemplo, por uma intensa troca de correspondência com outros promotores europeus e responsáveis por Hot Clubs em Espanha e em França. “

No artigo “Jazz em Portugal: Os legados de Luís Villas-Boas e do Hot Clube de Portugal”, com coordenação de Salwa Castelo-Branco e parceria do Hot Clube de Portugal, analisa-se a contribuição de Luis Villas-Boas na divulgação do jazz em Portugal.

“As acções de divulgação do ‘jazz’ por parte de Luís Villas-Boas (1924-1999), irão contribuir decisivamente para a delimitação desse conceito, de acordo com discursos e narrativas sobre o jazz que se tornaram dominantes na Europa por acção da crítica francesa mais influente nas décadas de 1930 e 1940.

… Villas-Boas viria a assumir-se como o principal responsável pela formação em Portugal de um campo discursivo em torno do jazz, com fronteiras estéticas (e sociais?) bem definidas, inicialmente alicerçadas no conceito “Jazz Hot” enquanto “verdadeira música jazz”.

…. Adicionalmente, logo a partir de 1946, iniciou diligências para a formação do Hot Clube de Portugal (HCP), cujos estatutos seriam aprovados em 1950 (vindo a integrar a rede europeia de Hot Clubs), tendo-se mantido em funcionamento ininterrupto até Dez. de 2009. Ao longo das décadas seguintes, Villas-Boas incentivou a prática e o consumo público e privado do “autêntico jazz” através da publicação de artigos de divulgação na imprensa escrita; realização e apresentação de programas de rádio e de televisão; incentivo e angariação de músicos para a prática do jazz entre o meio lisboeta dos night-clubs, das orquestras de música ligeira e entre os marinheiros dos navios americanos ancorados em Lisboa; organização de jam-sessions; importação de discos; fundação de clubes (HCP e Clube Luisiana); produção de fonogramas e gravação de sessões; organização de concertos com músicos portugueses e estrangeiros; organização dos primeiros grandes festivais internacionais de jazz em Portugal; estabelecimento de contactos internacionais e de relações de amizade com músicos e empresários do jazz.”

No Hot Clube várias actividades, a decorrer entre 24 a 28 de Novembro, assinalam esta comemoração dos 70 anos do referido programa de rádio.

Leave a Reply