DEPOIS DA GUARDA, EDUARDO LOURENÇO OFERECE ACERVO BIBLIOGRÁFICO A COIMBRA por Clara Castilho

livrolivros22

A Câmara de Coimbra inaugurou a Sala Eduardo Lourenço, na Casa da Escrita, um espaço onde ficam três mil livros da colecção deste escritor.

Esta moradia foi a antiga casa do poeta João José Cochofel e espaço de convívio da geração neo-realista, que também era a de Eduardo Lourenço.

Do seu acerbo bibliográfico, já tinha doado três mil livros à  Câmara da Guarda, quando se programava um biblioteca com o seu nome, biblioteca onde está a decorrer uma homenagem a Virgílio Ferreira, assinalando o centenário do seu nascimento.

discorrer-partilhado-entrevista-a-eduardo-lourenco-por-maria-celeste-natc3a1rio-e-renato-epifc3a2nio-revista-pontes-de-vista-_01-02-01

Lembramos que o trabalho de Eduardo Lourenço foi amplamente reconhecido com prémios nacionais e internacionais. Destaca-se o Prémio Europeu de Ensaio Charles Veillon (1988) e os Prémios António Sérgio (1992), Camões (1996), Vergílio Ferreira (2001) e Pessoa (2011). E muito recentemente o Prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural

Foi também agraciado com as ordens portuguesas de Sant’Iago da Espada (1981, 2003), do Infante D. Henrique (1992) e da Liberdade (2014).

coimbra-casa-escrita-5-832x468

A Casa da Escrita situa-se na Alta da cidade de Coimbra, à beira da velha Sé. Hoje,  pretende recriar esse ambiente de criação literária, produção cultural, livre pensamento e debate de ideias. Possui, a par com a livraria, a biblioteca, o salão que permite a organização de eventos e as salas de trabalho do segundo andar, um espaço residencial para albergar escritores portugueses e estrangeiros que ali queiram permanecer durante o processo criativo.

Rua Dr. João Jacinto nº 8 • Sé Nova • 3000-225 Coimbra

Leave a Reply