LANÇAMENTO DE “ESSA TERRA”, DIA 29 DE FEVEREIRO, ÀS 18h30, EM LISBOA, NA LIVRARIA BARATA

“Essa Terra”, de Antônio Torres, será lançado em Lisboa, com apresentação do romance  por Teolinda Gersão, no dia 29, 2ª feira, às 18.30, na livraria Barata da av. de Roma.

29.2 teodolito

A editora Teodolito informa:

O LIVRO.

 Um dos mais marcantes romances da literatura brasileira contemporânea, Essa Terra, do escritor Antônio Torres, é um relato emocionante do impacto da “cidade grande” sobre o imigrante nordestino. O próprio autor – nascido na pequena cidade de Junco, interior da Bahia – percorreu os mesmos caminhos dos seus personagens, deixando o Nordeste para procurar a sorte nas metrópoles do Sudeste do Brasil. E encontrou-a. É a história de um homem que, depois de 20 anos a morar em São Paulo, decide voltar à sua cidade de origem, no interior do sertão nordestino.

O AUTOR.

12744034_527046120789989_4005278635590667205_n

Antônio Torres nasceu em 13 de Setembro de 1940 em Junco, no interior da Bahia. Estudou em Alagoinhas e Salvador, onde ingressou no Jornal da Bahia. Aos 20 anos mudou-se para São Paulo, onde foi repórter e chefe de reportagem do caderno de desporto do jornal Última Hora. Trocou o jornalismo pela publicidade, trabalhando como redator publicitário em grandes agências brasileiras. Estreou-se na literatura em 1972, com o romance Um cão uivando para a lua. Em 1976, publicou Essa terra, o seu maior sucesso, que já foi traduzido para o francês, espanhol, italiano, alemão, hebraico e holandês. Também é autor de Balada da infância perdida, Os homens de pés redondos, Carta ao bispo, Adeus, velho, O centro das nossas desatenções, O cachorro e o lobo, O circo no Brasil, Meninos, eu conto e Meu querido canibal. Em 1998, foi condeco­rado pelo governo francês com o Chevalier des Arts et des Lettres. Em 1987, recebeu o prémio Romance do Ano do Pen Clube do Brasil por Balada da infância perdida, e em 1997 o prémio hors concours de Romance da União Brasileira de Escritores por O cachorro e o lobo. Em 2000, recebeu o prémio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da sua obra. Meu querido canibal rendeu-lhe o Prémio Zaffari & Bourbon da Jornada Literária de Passo Fundo, em 2001.

O escritor esteve presente nas Correntes d’Escrita, que ocorreram na Póvoa de Varzim, na passada semana, onde o livro também foi apresentado ao público.

Leave a Reply