EDITORIAL –  DA FLORIDA AO TEJO: O MUNDO EM PERIGO

logo editorial

Informa-nos o Correio da Manhã que a central nuclear de Turkey Point da Florida derramou água com elevados níveis de trítio (200 vezes o nível normal, segundo um estudo citado pelo Miami New Times) na Baía de Biscayne (o nome do local deriva de biscaínho), onde existe uma área protegida com um dos maiores recifes de corais do mundo. O estado norte-americano da Florida fica mesmo em frente a Cuba, da qual está separado pelo estreito da Florida, tem a oeste o Golfo do México e a leste o Oceano Atlântico. Quando Ponce de León atingiu o território, em 1513, na altura da Páscoa, no domingo de Ramos, baptizou-o de La Florida, devido à importância  do dia e ao aspecto florescente da natureza local. O nome ficou. Entretanto o trítio é um isótopo do hidrogénio, com grande potencial de libertação de energia.  A área protegida de Biscayne Bay fica nos counties  de Miami-Dade e Monroe, onde vivem perto de três milhões de pessoas. A população do estado ultrapassa os 18 milhões de habitantes. A diversidade da vida animal e vegetal da região é grande, no mar e em terra, e a sua defesa é essencial para o equilíbrio da vida local, regional e mesmo mais global.

Clicando nos links abaixo, poderão aceder a elementos sobre os riscos existentes na zona de Byscaine. A consciência da opinião pública local sobre o que se passa parece ser grande, mas os interesses que se defrontam parecem ser importantes e estarem em posições muito distanciadas. Continua a haver grande dificuldade em assegurar  a defesa e o bem estar das populações e do mundo em geral, no campo económico e social, e não só: os perigos ambientais são cada vez maiores, e parece haver muita dificuldade em lançar políticas que os detenham de forma decisiva. Na Florida, em Bicayne Bay, e também em Portugal, na bacia do rio Tejo, só para dar outro exemplo.

 

http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/detetada_poluicao_de_central_nuclear_em_aguas_de_area_protegida_nos_eua.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Biscayne_National_Park

http://www.dep.state.fl.us/coastal/sites/biscayne/

http://www.miaminewtimes.com/news/turkey-point-nuclear-plant-is-pumping-polluted-water-into-biscayne-bay-8304252

 

Leave a Reply