Neste dia…-Ни шагу назад!

nestedia3

Neste dia 28 de Julho de 1942 em todas as unidades militares da União Soviética invadida pelas forças hitlerianas, era lida a ordem número 227 , assinada pelo Comissário de Defesa do Povo – Josep Estaline.

Ни шагу назад!, era o titulo – «Nem um passo atrás!».

A ordem número 227, assinada por Estaline, era muito clara – em cada uma das frentes em que as  forças soviéticas tentavam deter o avanço nazi, seria criado entre um e três Batalhões disciplinares formados por soldados «delinquentes», unidades que seriam posicionadas para as áreas mais problemáticas. Em cada frente seriam criadas companhias penais para soldados e sargentos. Entre 1942 e 1945, cerca de 430 mil  soldados foram incorporados em batalhões disciplinares. Sven Hassel descreve a saga dos batalhões e unidades blindadas que os alemães organizaram e onde integravam o que consideravam «lixo humano» – comunistas, refractários, anarquistas e presos de delito comum.

A ordem de Estaline previa a constituição  de “destacamentos de bloqueio” para fuzilar todos os que, isoladamente ou em grupo, fugissem dos alemães. Nas primeiras semanas, mais de um milhar de soldados foram fuzilados. A ordem foi posta de parte três meses depois, pois era totalmente insensata, criando-se situações em que o seu cumprimento correspondia a um suicídio e porque a «arte da guerra» aconselha recuos tácticos para posições de onde depois se lançavam contra ataques vitoriosos. As unidades de bloqueio foram discretamente desmanteladas em Novembro de 1944. A frase «Nem um passo atrás» transformou-se  numa palavra de ordem utilizada pelos comissários politicos nas suas intervenções.

Leave a Reply