NO DIA 1 DE AGOSTO INICIAMOS A PUBLICAÇÃO DE «O MAPA».SÉRIE HISTÓRICA DE CARLOS LOURES

No próximo dia 1 de Agosto, segunda-feira, iniciaremos a publicação diária da série histórica   O MAPA (ou A Saga do anadel*). Eis uma breve sinopse deste trabalho de Carlos Loures:

Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão, criando com o seu casamento uma coroa dual e começando a designar o território dos Imagem1dois reinos por Espanha (Hispaniae), disputavam ao reino do Príncipe perfeito o domínio dos oceanos. Em Roma, o papa Alexandre VI (o cardeal Rodrigo Borja, valenciano, desejando favorecer os interesses dos «reis católicos», mas, dado o poder naval português, superior ao dos seus vizinhos, tinha de ser, ou parecer, imparcial. No centro da intriga, um mapa em poder dos portugueses, mostrando a Ocidente da Europa uma gigantesca ilha ou massa continental motivara a contestação portuguesa ao Tratado de Alcáçovas. Numa casa de Alfama, um grupo de sábios europeus, reunindo todos os conhecimentos, traça a partir do famoso mapa um planisfério que dará a quem o possuir grande vantagem geoestratégica. Lopo de Mateus, na sua oficina perto de São João da Praça, ponto de reunião do grupo de sábios, é assassinado por alguém que deseja apossar-se do mapa. O rei João II encarrega Lourenço. filho do debuxador e anadel* dos besteiros del-rei de descobrir o assassino de seu pai.

Em Roma, Alexandre  VI põe seu filho César em campo. Pela Igreja corre um vento de contestação que ameaça transformar-se em tempestade;  o papa não quer que reinos que são pilares da fé católica se digladiem;  Isabel e  Fernando lançam o seu agente  na corrida; flamengos, venezianos, genoveses, procuram também o documento. Forçado a ceder à pressão portuguesa, o papa aceita a realização de novo tratado. O mapa permitirá a quem o possuir negociar vantajosamente as suas cláusulas. Corre então a notícia pelas chancelarias -o mapa está na posse de um livreiro, um judeu português, membro da confraria de Alfama. Lourenço vai para a Sereníssima. Os outros espias também… O palco da acção desloca.se de Lisboa para Veneza. É uma luta subterrânea, pois à superfície reina a calma… Um frade da Ordem de São Francisco conta a história.

Na próxima segunda-feira às nove horas.

 


 

*Anadel -Com origem no árabe an-nãZir, um anadel era um inspector, intendente, vigilante… corresponderia a um posto na hierarquia dos besteiros, aparecendo o  termo referido em diversos textos, sobretudo do século XIV e XV.

Leave a Reply