NO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE CLEONICE BERARDINELLI, por MANUEL SIMÕES

Cleonice Berardinelli

A grande estudiosa brasileira, Cleonice Berardinelli, dedicou à literatura portuguesa toda a sua vida de professora, de ilustre investigadora e de ensaísta, com uma metodologia de grande rigor e de segura originalidade. Completando precisamente hoje cem anos, é-nos grato prestar a devida homenagem a esta enorme figura da crítica literária de língua portuguesa.

Cleonice Berardinelli licenciou-se em Letras Neo-Latinas na Universidade de S.Paulo, em 1938. Trabalhou com Fidelino de Figueiredo, por sua vez fundador, nesta Universidade, dos estudos de Literatura Portuguesa no Brasil, tendo como seguidores, entre outros, os brasileiros Antônio Soares Amora e Massaud Moisés. Cleonice foi professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, mais tarde, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, das quais é hoje professora emérita. Leccionou na University of California e na Universidade de Lisboa, entre outras, e é correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, para além de pertencer à Academia Brasileira de Letras.

Dedicou prevalentemente os seus estudos a Camões, Gil Vicente e Fernando Pessoa, tendo sido sobre este último a sua tese de doutoramento: “Poesia e poética de F.P.”. Entre os inumeráveis contributos à crítica literária, saliente-se o volume “Estudos Camonianos” (ed. revista e ampliada, 2000), “Poemas de Álvaro de Campos” (ed. crítica, 1990), “Fernando Pessoa, antologia” (2012). Mas dedicou também a sua atenção a autores contemporâneos, como, por exemplo, José Cardoso Pires, Augusto Abelaira, José Rodrigues Miguéis ou Fernando Namora.

1 Comment

Leave a Reply