EDITORIAL – UM ASSASSINATO NA TURQUIA

logo editorial

Andrey Karlov, embaixador russo na Turquia, foi assassinado em Ancara quando se preparava para inaugurar uma exposição sobre como os turcos vêem a Rússia. O assassino terá sido um polícia turco, que o presidente turco Erdogan acusou de ligação à rede do clérigo Fethullah Gülen, que se suspeita estar por detrás da intentona ocorrida recentemente. Gülen encontra-se refugiado nos Estados Unidos, e deu gritos de denúncia sobre a situação em Aleppo, enquanto cometia o acto. Terá mesmo proferido gritos de vingança.

Pepe Escobar, no seu artigo O momento Sarajevo turco, que podem ler em inglês no Counterpunch clicando no terceiro link abaixo, diz que o assassinato terá ocorrido nas vésperas de um encontro entre os ministros de negócios estrangeiros russo, turco e iraniano, que se estará para realizar em Moscovo, para discutir uma estratégia para a Síria.  Fala também numa intensificação da colaboração entre a Rússia e a Turquia para o combate ao terrorismo, assim como noutros campos, incluindo o económico.

A verificar-se uma aproximação da Turquia à Rússia teremos muito provavelmente um novo alinhamento de forças no Próximo e Médio Oriente. Pepe Escobar, entretanto, procura acautelar-nos, rematando o seu texto com uma frase que poderemos traduzir assim: Mas não se enganem. Haverá sangue. Tememos que, infelizmente, ele terá muita razão.  Nem assim a guerra acabará, e os sírios e outros povos vão continuar sem poder voltar para suas casas.

Propomos que cliquem nos links abaixo:

http://www.dn.pt/mundo/interior/embaixador-russo-atacado-em-ancara-5560975.html

http://edition.cnn.com/2016/12/19/europe/who-was-andrey-karlov/index.html

http://www.counterpunch.org/2016/12/21/who-profits-from-turkeys-sarajevo-moment/

 

1 Comment

  1. Julgo necessário ver Trump no poder para saber se a Rússia não vai exercer justas represálias sobre a Turquia. Precisa duma garantia que os ianques do após Obama – como parece previsível -nada farão.CLV

Leave a Reply