EM 28 DE JANEIRO DE 1811, COMEÇOU A LUTA PELA INDEPENDÊNCIA DO URUGUAI

mapa-i

José Artigas, herói nacional do Uruguai à frente de forças patrióticas, desencadeou em 28 de Janeiro de 1811 a luta pela independência. Enfrentou forças castelhanas, portuguesas e brasileiras. Hoje, a República Oriental do Uruguai, localizada no sudeste do continente Sul Americano é o país mais desenvolvido da América do Sul. com três milhões e meio de habitantes, dos quais quase dois milhões se concentram na capital, Montevideu. Sendo um dos países economicamente mais desenvolvidos do subcontinente é considerado o estado menos corrupto da região. Sabiam que o Uruguai teve origem na Colónia do Sacramento, fundada pelos portugueses em Janeiro de 1680?

A Colónia de Sacramento, foi uma povoação fundada pelos portugueses em Janeiro de 1680 na margem esquerda do rio da Prata, em território onde actualmente se situa a cidade de Montevideu, capital do Uruguai.  Quando D. Manuel Lobo assumiu o posto de governador do Rio de Janeiro, em 1679, recebera em Lisboa ordens do rei D. Pedro II para ir até ao rio da Prata e aí fundar uma colónia fortificada que servisse de apoio logístico ao comércio com as províncias colonizadas pelos castelhanos. O rei correspondia a pedidos da Câmara Municipal do Rio e, certamente, aos interesses dos comerciantes locais, interessados em expandir os seus negócios.  D. Manuel Lobo organizou uma expedição em que levou, além de agricultores com suas mulheres e filhos, artífices de várias especialidades e, naturalmente, clérigos e soldados.

No dia 22 de Janeiro de 1680, fez portanto, há dias, 337 anos, a colónia foi solenemente fundada, num promontório próximo da actual cidade de Montevideu. Nome muito português: Colónia do Santíssimo Sacramento. O governador castelhano de Buenos Aires, na outra margem do rio, ordenou uma ofensiva contra a possessão portuguesa. Quatro mil homens atacaram a fortaleza. Os portugueses resistiram a três ataques sucessivos, desenvolvidos aos longo de mais de sete meses. Finalmente, em 7 de Agosto, a fortaleza foi tomada, aprisionado D. Manuel Lobo que veio a morrer no cativeiro em Buenos Aires.

A coroa espanhola assumiu o controlo do entreposto até que o Tratado de Lisboa, assinado em 1681, devolveu a colónia a Portugal. Duarte Chaves, novo governador do Rio, foi a Sacramento reaver a colónia. O território atravessou então uma fase de prosperidade, vivendo da salga de peixe, criação de gado, comércio de carne e couros, plantação de trigo. Foram distribuídas terras aos colonos agricultores. A guerra da Sucessão (1701-1714), motivada pela extinção, em 1700. Da Casa de Habsburgo e pela subida ao trono de Filipe V, de Bourbon, neto de Luís XIV de França. Uma aliança liderada pela Inglaterra, mas onde Portugal se integrou, envolveu-se no conflito.

Durante essa guerra, o II Marquês das Minas, comandou um exército que ocupou Madrid durante mais de mês e meio, fazendo aclamar como rei o arquiduque Carlos III. Estes acontecimentos europeus reflectiam-se, como é óbvio, nas colónias. Reacendeu-se, pois o conflito em Sacramento, e as forças espanholas voltaram a tomar o entreposto português em 1705. Em 1715, o Tratado de Utreque devolveu o território à coroa portuguesa. Zonas periféricas da colónia foram povoadas e exploradas. Em 1718 chegaram algumas centenas de colonos transmontanos que começaram a cultivar terras fora dos limites fixados pelo tratado. Os castelhanos fundaram então eles uma colónia da qual iria nascer Montevideu, a actual capital uruguaia. Entretanto, a expansão dos colonos portugueses não cessava. Foi essa expansão que motivou novos ataques das forças sediadas em Buenos Aires que arrasaram a fortaleza e obstruíram o porto, isto apesar de o Tratado de Paris, assinado em 1763, reconhecer a soberania portuguesa sobre a colónia.

Durante mais alguns anos, os colonos portugueses de Sacramento viveram em paz e com a prosperidade que a riqueza do território permitia. No entanto, o Tratado de Santo Ildefonso, assinado em 1777, consagrou nova e definitivamente a soberania espanhola. Mas os portugueses voltariam ao Uruguai. pois o conflito em Sacramento, e as forças espanholas voltaram a tomar o entreposto português em 1705. Em 1715, o Tratado de Utreque devolveu o território à coroa portuguesa. Zonas periféricas da colónia foram povoadas e exploradas. Em 1718 chegaram algumas centenas de colonos transmontanos que começaram a cultivar terras fora dos limites fixados pelo tratado. Os castelhanos fundaram então eles uma colónia da qual iria nascer Montevideu, a actual capital uruguaia.  A Colónia do Sacramento tornou à posse de Portugal a partir de 1817, quando D. João VI decidiu incorporar toda a região do actual Uruguai no domínio de Portugal no Brasil.

Mas os patriotas uruguaios, sob o comando de José Artigas, resistiriam a castelhanos, portugueses e brasileiros. Quanto a nós, perante a aberrante inclusão da Guiné Equatorial na CPLP, acentua-se a lógica integração do Uruguai na organização – as raízes portuguesas são visíveis.

Leave a Reply