“Uma Canção Cinco Vozes…” por Lídia Maria Rocha – Caruso

uma-cancao-cinco-vozes

Em alguns casos haverá mais que cinco vozes

“Caruso” é uma canção do cantor e compositor italiano Lucio Dalla editada em 1986. É dedicada a Enrico Caruso, um tenor italiano cujo nome serve de título. Quando se pergunta a qualquer entendido em ópera qual é o maior intérprete ‘della lírica’ de todos os tempos, Caruso é a resposta. Todos os grandes são unânimes ao apontar o grande italiano de Nápoles como o maior expoente da música erudita, de que se tem conhecimento. Caruso foi imitado, copiado, idolatrado. Até mesmo o grande Pavarotti tentou atingir o seu nível de destreza, técnica e complexidade ao interpretar os clássicos italianos. Tornou-se uma lenda em Itália e em especial para músicos dos mais diferentes tipos. Lucio Dalla foi um dos que sofreu inspiração da forte emoção que Caruso punha em suas interpretações. Fazendo uso de lindas metáforas e uma bela poesia, Dalla escreveu em homenagem ao grande tenor a canção à qual chamou ‘Caruso’. Desde 1986 data em que foi composta, já teve as mais diversas interpretações, incluindo uma do próprio Pavarotti. Lucio Dalla inspirou-se nos últimos dias de Caruso no seu leito de morte em Nápoles. Ele usou a metáfora do belo Golfo de Sorrento para expressar o sentimento, a música, colocar cores e um drama na poesia. Caruso viveu uma série de paixões difíceis durante a sua vida. Envolveu-se com diversas mulheres da alta sociedade italiana, muitas casadas. Contraiu matrimónio com uma delas, teve descendentes e mais tarde foi trocado pelo seu próprio motorista. Depois de um período de recuperação, Caruso casa de novo com uma mulher 20 anos mais nova. Segundo palavras do próprio Caruso, casou-se com ela por querer ter ao seu lado alguém que fosse de fato sua, embora não a amasse. Morreu nos seus braços.

Lucio Dalla foi um dos mais célebres cantautores italianos. Era também tecladista e clarinetista, e a sua carreira ultrapassou 50 anos de atividade artística.

Luciano Pavarotti foi um cantor (tenor lírico) italiano, grande intérprete das obras de Donizetti, Puccini e Verdi, e muitos outros. É reconhecido como o tenor que popularizou mundialmente a ópera. Esta é a sua versão da canção “Caruso”.

1 Comment

  1. A interpretação de Lara Fabian, sobretudo no especial “From Lara With Love” é intensa e impressionante. É a versão mais assistida do YouTube e minha versão preferida.

Leave a Reply